Comic Con Experience 2016: saiba o que está rolando na maior feira nerd do ano A CCXP já se tornou o evento de cultura nerd mais esperado do país. Saiba o que esperar e como curtir o evento sem perder nada gplus
   

Comic Con Experience 2016: saiba o que está rolando na maior feira nerd do ano

A CCXP já se tornou o evento de cultura nerd mais esperado do país. Saiba o que esperar e como curtir o evento sem perder nada

Confira Também

Para autoproclamados nerds, fãs da cultura pop e aficionados em séries, filmes, quadrinhos e todo o amplo universo que eles compreendem, a terceira edição da Comic Con Experience é um prato cheio. O evento é sediado novamente no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes – haja espaço para acomodar tantos fãs. Espalhados pelo local, estandes de grandes produtoras, lojas e artistas dividem o espaço e a atenção do público.

Os portões foram abertos ao meio dia, mas muito antes disso os visitantes já formavam uma longa fila desde a entrada da feira até o estacionamento, tudo para garantir serem os primeiros a aproveitar tudo. Apesar da espera, os visitantes não perderam o entusiasmo nem durante as disputadas filas para os auditórios, onde gritavam a aplaudiam animados a cada novidade e convidado anunciado.

Um dos primeiros painéis foi o da Paramount, que trouxe ao evento alguns dos conteúdos mais esperados desse ano. Entre eles, um recado especial em vídeo da atriz Scarlett Johansson, que interpreta o papel principal em um dos próximo lançamentos da Paramount, Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell, adaptação do clássico anime japonês.

O primeiro dia do evento foi marcado por homenagens ao humorista Renato Aragão e outros artistas nacionais dos anos 80 e também pelas aguardadas visitas dos astros internacionais Vin Diesel, de Velozes e Furiosos e Triplo X, que recebeu a calorosa acolhida dos fãs brasileiros, e a atriz de Game of Thrones Natalie Dormer, a Margaery Tyrell, que arrancou aplausos ao comentar sobre sexismo na TV.

As principais produtoras de conteúdo para cinema e para TV estão presentes com novidades, material exclusivo, exposições de peças de figurino, objetos cenográficos e experiências exclusivas para os visitantes. O primeiro estande encontrado ao entrar é o da 20th Century Fox, que oferece uma experiência única: praticar parkour em um circuito de obstáculos como o personagem principal do filme Assassin´s Creed, com direito a um “salto de fé”, como no praticado nos games, porém de uma altura consideravelmente menor e mais segura.

Mais à frente, a Fox Channel traz o universo de Os Simpsons para o mundo real com personagens em tamanho real, a exemplo do vendedor indiano Apu, que recebe os visitantes e ainda oferece-lhes a oportunidade de experimentar uma das clássicas bebidas do desenho, algo como um milk-shake.  O espaço da Sony Pictures foca na mais recente produção do super-herói escalador de paredes, o Homem Aranha, intitulada Spider-Man: Homecoming. Os fãs do aracnídeo podem se colocar no lugar do personagem ao tirar fotos em poses que imitam o herói em cenários de cabeça para baixo, que rendem divertidas fotos. 

No estande da Warner, chamam atenção principalmente os figurinos utilizados pelos protagonistas de produções dos heróis do TV e do cinema, como a Mulher Maravilha – que ganhará seu primeiro filme solo no Universo Cinematográfico da DC Comics em 2017 -, Arqueiro Verde, Flash e Supergirl, que possuem suas próprias séries. A HBO aproveitou a oportunidade para chamar a atenção do público para sua série mais recente, Westworld, que se encontra na reta final de sua primeira temporada e que já conquistou fãs fervorosos.

Fãs da cultura japonesa precisam andar um pouco mais para encontrar seu lugar, mas quem persistir e não desistir no meio do caminho pode cruzar a feira até a outra ponta, onde se encontra o Anime Experience. Lá, a maior atração são as réplicas em tamanho real 12 Armaduras de Ouro, do desenho japonês Cavaleiros do Zodíaco. Pela primeira vez no Brasil, a armaduras foram apresentadas pela primeira vez em Tóquio, no aniversário de 30 anos do anime. Quem visitar a exposição não irá se decepcionar: o ambiente mais escuro faz com que as armaduras pareçam brilhar ainda mais, o que faz com que qualquer fã de infância do desenho vá à loucura na presença delas.

A Netflix, empresa de streaming e produtora de séries e filmes originais, também marca presença. Em seu grandioso estande, que reflete o sucesso do serviço no Brasil, peças de figurino de suas produções estão expostas, entre elas as roupas utilizadas pelo elenco de 3%, primeira série brasileira da produtora.

Entre os fãs mais entusiastas, os que talvez estejam se divertindo mais – e também garantindo a diversão dos visitantes - são os cosplayers. Homens, mulheres e até mesmo crianças entram no clima nerd do evento para homenagear seus personagens favoritos com fantasias feitas em casa com muita dedicação, interpretações que não deixam nada a desejar e muita criatividade.

É impossível andar pouco mais de dez passos encontrar um deles pelo caminho, dos mais variados tipos e inspirações. Batmans, Supermans, Homens-Aranha, Mulheres-Maravilha, Coringas, Arlequinas, Deadpools e vários outros personagens, dos mais aos menos conhecidos, circulam pelo evento, entram em lojas, interagem uns com os outros e com os visitantes e não recusam a oportunidade de posar para fotos.

Além de ser um lugar para se divertir com as atrações, passear com família e amigos, conferir novidades do cinema e da TV, aprender mais sobre o trabalho na indústria de entretenimento com profissionais e se admirar com os cosplays, a Comic Con Experience é também uma oportunidade de realizar todos os sonhos de consumo relacionados à cultura nerd. 

Quadrinhos, fantasias, livros, roupas, acessórios, pôsters autografados por artistas de nome, action figures, brinquedos e muito mais podem ser encontrados nas diversas lojas especializadas espalhadas pelo evento, como a Limited Editon, a Piziitoys, Comix Book Shop, Saga, Estrela, Mundo Geek, Panini, entre outras. 

Engana-se quem pensa que a Comic Con Experience é um lugar apenas para crianças e nerds se divertirem. Homens feitos e com gostos mais variados também ganham espaço para curtirem tudo o que o evento tem a oferecer. No estande da Fox, com o objetivo de promover o novo filme Kingsman – O Círculo Dourado, cortes de barba e cabelo são oferecidos aos visitantes que queiram adotar o estilo britânico utilizado pelos agentes secretos do filme. 

Em uma área destinada somente ao Rock`n`Roll, marcas de guitarras utilizadas por grandes nomes da música como Slash e Jimmy Page são expostas. Quem quiser descansar um pouco durante o evento pode também se sentar para curtir um show de rock independente em um pequeno palco.

COMIC CON EXPERIENCE
1 a 4 de dezembro
São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes (ônibus gratuitos sairão da estação Jabaquara do metrô)
Das 10 às 22 horas (sexta e sábado) e das 10 às 20 horas (domingo)


Luis Carvalho