Gengiva de galã Você sabia que quase 100% das pessoas tem ou um dia terão problemas com a gengiva? Seja uma rara exceção! gplus
   

Gengiva de galã

Você sabia que quase 100% das pessoas tem ou um dia terão problemas com a gengiva? Seja uma rara exceção!

Confira Também

Não é preciso que nenhum estudo ou pesquisa comprove a importância de um belo sorriso na vida de um homem, seja para auxiliá-lo na arte da conquista ou em sua carreira profissional. Mas, enquanto muitos pensam apenas nos dentes, poucos são os que se lembram de uma importante coadjuvante do sorriso: a gengiva. Sim, ela necessita de alguns cuidados especiais.

Por incrível que possa parecer, as doenças das gengivas são os problemas de saúde que mais afetam a população do mundo. Estima-se que ao menos em alguns dentes e em alguma fase da vida, 100% das pessoas foram (ou um dia serão) expostas a alguma forma da chamada gengivite, a famosa inflamação das gengivas motivada pela não remoção da placa bacteriana que se acumula entre ela e os dentes.

Gengivite (de inofensiva a problema grave)
Muitas vezes a situação da boca fica tão grave que é impossível não notar que já é chegada a hora de uma ajudinha profissional, mas nem sempre é possível perceber o começo destes problemas com tanta facilidade. Nessas situações é recomendável visitar um especialista no assunto, pois só ele saberá orientá-lo na conduta para a erradicação do problema.

"A aparência da gengiva mais lisa e brilhante e a cor mais vermelha podem sinalizar alguma alteração, mesmo assim, esses sintomas não são os mais determinantes para um correto diagnóstico deste problema, uma vez que existem variações na aparência normal das gengivas, que podem ocorrer de caso a caso. O sintoma mais ilustrativo da doença das gengivas – ou gengivite – é o sangramento das gengivas ao menor estímulo - por exemplo, ao comer, escovar ou passar o fio dental", revela o dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), do blog Adoro Sorrir e membro da American Academy of Periodontology.

Rodrigo ainda aponta que se não for tratada a tempo, a gengivite pode evoluir para além das gengivas e comprometer os tecidos que seguram os dentes na boca (osso e fibras que ligam o dente ao osso), caracterizando assim a fase mais agressiva da doença chamada de periodontite. Se essa segunda etapa da doença não for tratada, existem chances do dente dispor do seu suporte e ficar em risco de perda.


A polêmica do enxaguante bucal
Quem nunca viu na televisão alguma das tantas propagandas de enxaguante bucal? Eles sempre prometem chegar onde a escova não alcança e serem um ótimo complemento da escovação. Será? "Quem chega onde a escova não alcança é o fio dental, a fita ou a escova interdental, recurso que desempenha a mesma função do fio dental, mas de forma ainda superior, apesar de pouco comentado na mídia. O bochecho é um complemento que só deve ser usado se os cirurgiões-dentistas e os pacientes, em consenso, concluírem pelo efeito positivo de uma determinada substância (ou tipo de bochecho) ao estado bucal em algum dado momento", explica Rodrigo.

Por falar em fio dental, não importa se ele é usado antes ou depois da escovação - o que realmente importa é usá-lo. "Essa recomendação se dá porque as pessoas negligenciam o fio dental se começarem pela escova, mas nunca se esquecerão da escova se usarem o fio primeiro. É uma questão muito mais de costume do que relacionada a implicações técnicas", aponta.

Cigarro, vilão da saúde e da gengiva
Sabe-se que o cigarro é o grande vilão da saúde, mas da boca não restam dúvidas que o fumo é devastador. Os fumantes têm quatro vezes mais chances de terem problemas tais como gengivites ou até mesmo periodontites, que os não-fumantes. "Suas defesas orgânicas estão prejudicadas pelos componentes do fumo e a doença periodontal (nome científico que se dá a gengivites e periodontites) é mais uma das consequências nefastas desse vício tenebroso", aponta Rodrigo.

Correção da gengiva alta

Apesar de ser um fato relativamente raro, alguns homens possuem a chamada gengiva alta, nada mais que um excesso de gengiva (facilmente visível nos sorrisos), quando os dentes parecem menores do que realmente são. O fenômeno é chamado popularmente de sorriso gengival. Para alguns homens este é um problema muito incômodo, mas a verdade é que sua solução é relativamente simples através da gengivoplastia.

"A maioria dos casos de sorriso gengival pode ser corrigida fácil e rapidamente. Em torno de 20 minutos, o cirurgião-dentista faz uma gengivoplastia, técnica que consiste na retirada de até três milímetros da gengiva, acompanhando o contorno dos dentes. Apesar de simples, a técnica necessita que o cirurgião seja hábil e cuidadoso para fazer o contorno correto e conferir naturalidade ao sorriso”, explica o cirurgião dentista Alberto Asanome.

E nunca se esqueça de marcar uma consulta no odontologista a cada seis meses para um check-up geral. Ainda assim, esta é apenas uma média estimada, já que o dentista é o único profissional capaz de traçar uma estratégia exata de prazos para retorno do paciente, baseada sempre nos riscos do paciente em desenvolver novos problemas de boca ou mesmo das gengivas.