Os benefícios do protetor solar Você é daqueles que acha que lugar de protetor solar é na praia? Saiba que até no inverno eles são fundamentais. gplus
   

Os benefícios do protetor solar

Você é daqueles que acha que lugar de protetor solar é na praia? Saiba que até no inverno eles são fundamentais.

Confira Também

Fiéis companheiros nos finais de semana de praia, os protetores e bloqueadores solares são indispensáveis no pacote de bens básicos para se levar para a areia – ao lado de cerveja, chinelo, toalha, chapéu, óculos de sol e umas revistas. Mas, por que tantos são os que ainda mantêm o pensamento de que o protetor é apenas um protagonista no litoral? É justamente no inverno que costumamos nos esquecer de sua existência, mas não deveria ser assim.

O produto é fundamental para o dia-a-dia, porém ainda é muito comum se encontrar homens que vejam os protetores como meros rivais da insolação e isso não é verdade. Além de não nos deixar virar aquele famoso pimentão, que arde a cada relada ou encostão, o produto reduz e muito as chances de câncer de pele e ainda ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele.

"Sua função básica é proteger a pele da radiação ultravioleta nociva à pele. Basicamente ele age como filtros químicos, absorvendo as partículas de luz (fótons) ou bloqueando sua passagem (filtros opacos, conhecidos como filtros físicos)", aponta o dermatologista Luís Antônio Ribeiro Torezan.

Protetor ou bloqueador?
Quais são as diferenças entre protetor e bloqueador? Essa pergunta é fácil de responder. "Eles se confundem, mas protetor é nome genérico dado ao filtro solar químico. Em geral, ele tem menor poder de ação, embora hoje existam filtros altos com o FPS 60 ou mais. Bloqueador solar é todo filtro chamado físico que bloqueia a passagem da radiação ultravioleta. Em geral são compostos por dióxido de titânio e oxido de zinco", aponta Luís Antônio.

Mas e esse tal de FPS? Saca aquele número que fica estampado no rótulo dos produtos? Ele é o FPS (Fator de Proteção Solar). O fato é que se o produto trata-se de um protetor solar, ele é indicado para pessoas de pele não tão branca à parda, que ainda permitem se pegar um bronze. Já o bloqueador é indicado para peles mais sensíveis, então, nada de bronze para você.

Por que fico sempre vermelho?
“As chamadas peles claras, que na dermatologia chamamos de fotótipos I e II, numa escala até IV (onde este último se refere à pessoa de pele bem escura), sempre queimam e nunca, ou raramente, se bronzeiam. Isso se deve a menor quantidade de melanina na pele, pigmento este que dá o tom bronzeado”, desmistifica Luís Antônio. Faz todo o sentido.

Se a pele produz a melanina justamente em proteção à incidência de raios ultravioleta na pele (como forma de defesa), o que acontece com as mais brancas? Não produzem tanta melanina, logo, bronzeiam menos. E se bronzeiam menos, ficam mais suscetíveis aos males do sol e avermelham porque queimam.

Aí vem você, que ficou o dia inteiro na piscina sem passar o protetor solar, e agora está se contorcendo para ficar sentado na frente do computador, procurando por qualquer solução contra essa ardência dos infernos. O que é que você faz para aliviar essa dor?

“Existem produtos a base de metol, talco mentolado e pasta d’água que aliviam a sensação de queimadura. Eles podem ser utilizados logo após a exposição ao sol e funcionam como calmantes do processo inflamatório decorrente do excesso de irradiação UV”, explica. Muitos produtos no mercado hoje são efetivos, mas é claro que o ideal é não se queimar.

Seja na praia ou no dia-a-dia, se proteger do sol é vital para a vida útil de sua pele. Então, faz uma forcinha e ajude ela usando o filtro ou bloqueador.