Os efeitos da Ayahuasca Procurando algo mais forte? Descubra os riscos e benefícios de uma das trips mais psicodélicas que você pode ter na vida gplus
   

Os efeitos da Ayahuasca

Procurando algo mais forte? Descubra os riscos e benefícios de uma das trips mais psicodélicas que você pode ter na vida

Confira Também

A Ayahuasca, também conhecida como santo-daime, mariri e iagê, é uma bebida psicodélica produzida a partir de duas plantas: o cipó-mariri e a chacrona.  O primeiro a descrever a bebida cientificamente foi Evans Schultes, um etnobotânico de Harvard que visitou a Amazônia peruana nos anos 1950. 

Considerada uma substância enteógena, ou seja, que altera seu estado de consciência, ao bebê-la o seu organismo muda a percepção da realidade.  Embora diversas linhas religiosas e valores sociais condenem a manipulação da própria psique, diversos pesquisadores respeitados já demonstraram que até mesmo animais usam plantas com atividade psicotrópica, como é o caso de javalis e primatas – que cavam para conseguir as raízes do poderoso iboga ou comem cogumelos alucinógenos que nascem sobre o esterco.

Michael Sanders, executivo e sócio de uma startup de energia limpa nos Estados Unidos, era cético quanto aos benefícios da Ayahuasca, até que “a entidade” lhe ajudou a “quebrar o paradigma da realidade” a ponto de ele escrever Ayahuasca: An Executive’s Enlightenment.  “Ela abriu minha mente para novas formas de pensamento em relação à vida e ao universo.” 

Veja a seguir as cinco coisas que Sanders contou ao AreaH  sobre o que aprendeu tomando Ayahuasca:

1. A Ayahuasca apresenta dimensões superiores. Sanders afirma que a bebida apresenta “reinos que eu não tinha qualquer consciência”. Segundo o autor, a viagem proporciona uma percepção confortável da vida ao tomar consciência de que “o universo é muito mais do que as aparências.”

2. O medicamento se adapta ao indivíduo. Quando você bebe, a Ayahuasca mostra exatamente o que você precisa ver. Embora pareçam extremamente subjetivo, os benefícios incluem a cura de doenças físicas com origem psíquicas. “Antes de tomar eu tinha dores no lado esquerdo do meu corpo que eu pensava ter por causa de um antigo machucado causado por exercícios. A Ayahuasca me mostrou que a dor vinha de problemas emocionais (a morte de um amigo) que eu não tinha superado completamente. Quando entendi a origem da dor,  ela desapareceu.”

3. Tudo é possível. Segundo ele, a Ayahuasca já ajudou a curar muitas pessoas de condições mentais, como depressão e ansiedade, “mudando fundamentalmente a forma como a pessoa enxerga a vida”. Sanders conta que “a Ayahuasca me mostrou que sou um ser espiritual numa passagem pela experiência humana e que tudo é possível.”

4. A escolha é sua. Tudo que fazemos na vida é uma escolha. As pessoas podem dizer ‘tenho que trabalhar’ ou ‘tenho que comer’, mas a verdade é que você escolhe ir trabalhar e escolhe comer. Alternativamente, você poderia encontrar outro emprego ou dieta.  “A Ayahuasca me inspirou a tentar produzir o maior impacto positivo no mundo que conseguir”, garante Sanders. “A inspiração me levou a escrever um livro e me tornar parceiro de uma startup de energia limpa chamada SunMoon, onde nossa missão é evoluir para a energia limpa e curar nosso planeta.”

5. Muitas pessoas que bebem Ayahyasca têm uma experiência física desconfortável: vômitos, diarreia, lágrimas, bocejos, ou várias outras coisas. “Isso pode não soar agradável, mas experiência é muito valiosa”, garante Sanders.” A Ayahuasca te ajuda a se livrar da energia negativa e do medo através do sofrimento físico”. Por exemplo: você pode vomitar seu medo de fracassar, deixando-o apenas com o desejo de alcançar o sucesso. “O despertar espiritual me permitiu entender a mim mesmo, meu propósito e ter clareza em relação a jornada da minha vida.”


Danilo Barba