As invenções de brasileiros que mudaram o mundo e que talvez você não saiba Não são apenas os europeus e norte-americanos que inventaram coisas importantes, os brasileiros também têm suas obras gplus
   

As invenções de brasileiros que mudaram o mundo e que talvez você não saiba

Não são apenas os europeus e norte-americanos que inventaram coisas importantes, os brasileiros também têm suas obras

Confira Também

Se engana quem pensa que são apenas os europeus e estadunidenses que um dia criaram produtos importantes e hoje continuam inovando com tendências. Claro que eles também contribuíram (e muito) para os avanços tecnológicos que nosso mundo sofreu, principalmente por terem um investido bastante no ramo da ciência ao longo da história. Mas o brasileiro, desde sempre, também se mostrou um povo inventivo.

Quando se fala em "brasileiro inventando coisas", logo vem em mente um nome: Alberto Santos Dumont. O aeronauta mineiro foi responsável por criar o meio de transporte mais seguro até hoje, o avião. Em seu modelo 14-bis, Dumont mostrou ao mundo que o homem poderia voar. E claro que logo surgiram as polêmicas, que perduram até os dias de hoje. Na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, por exemplo, após haver uma encenação do voo de Dumont em pleno Maracanã, as redes sociais voltaram a pôr lenha na fogueira: quem criou o avião foi Dumont, ou os irmãos Wright? Uma resposta definitiva nunca teremos, apesar de que a criação do brasileiro tinha propulsão própria e não precisava ser catapultado, como no caso da invenção dos americanos.


CONFIRA ALGUMAS OUTRAS INVENÇÕES FEITAS PELOS NOSSOS CONTERRÂNEOS:


1 - Rádio

Um dos meios de comunicação mais importantes criados até hoje foi o rádio. A maneira de se comunicar por meio de ondas hertzianas mudou toda a sociedade, tanto em capacidade de comunicação, criação de um novo mercado e formatos de programas radiofônicos que apareceriam com o tempo.
O responsável por inventar essa belezura foi um padre brasileiro chamado Roberto Landell de Moura. Sua primeira transmissão da voz humana por meio de ondas aconteceu por volta de 1894 para transmitir um comunicado na cidade de São Paulo. O crédito, no entanto, é dado atualmente ao italiano Guglielmo Marconi.

2 - Relógio de pulso

Mais uma na conta do Dumont! O mineiro queria cronometrar seu tempo de voo durante algumas experiências que fazia. Como na sua época os relógios ficavam dentro dos bolsos e para o aviador essa maneira de ver as horas não era efetiva, Santos Dumont encomendou a um joalheiro que pusesse uma pulseira de couro em seu relógio. Sua invenção foi bastante usada durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados necessitavam de uma maneira prática de saber as horas.

3 - Máquina de escrever

Foi mais um padre que teve outra ideia que revolucionou o mundo. Apesar de já existir o protótipo de um teclado, foi o paraibano João Francisco de Azevedo que montou um sistema mecânico capaz de reproduzir no papel as letras digitadas na máquina. Alguns dizem que Azevedo confiou sua criação a um negociante estrangeiro e nunca mais o viu.

4 - Walkman

Se hoje você pode sair de casa e não precisa carregar um rádio gigante na sua mão para ouvir músicas, agradeça ao alemão naturalizado brasileiro, Andreas Pavel. O criador revolucionou, na década de 1970, o mercado de áudio com sua invenção. Seu aparelho era chamado de "stereobelt", um antepassado do produto criado pela Sony em 1979, chamado de Walkman.

5 - Identificador de chamadas

Mesmo com o alto preço de se ter um telefone fixo na década de 1980 no Brasil, ainda havia um problema: os "trotes" eram frequentes. Foi pensando nisso que o mineiro Nélio José Nicolai criou um aparelho que pudesse identificar o número de quem estava ligando para outro telefone. Chamado de BINA (B identifica número A), o aparelho rapidamente se espalhou pelo mundo.