Hinos de Corno Para acabar com a ideia de que só o sertanejo é brega, conversamos com crítico musical que fala dos 'podres' do rock gplus
   

Hinos de Corno

Para acabar com a ideia de que só o sertanejo é brega, conversamos com crítico musical que fala dos 'podres' do rock

Confira Também

Se existe uma receita infalível no meio da música, esta é falar de amor. É fácil encontrar pessoas que elegem esta ou aquela canção para ser tema de um relacionamento, de uma paixão e por aí vai. O rock, por exemplo, é um dos estilos mais conhecidos por tratar deste tema, porém, especialmente no Brasil, o sertanejo aparece como um rival de peso. 

Falando sobre o sertanejo, que encabeçado pelos chamados universitários se tornou uma verdadeira febre no Brasil, o estilo sempre foi popular por suas músicas carregadas de sentimentalismo que, para alguns, beira o brega. Pois bem, para mostrar que isso não exclusividade apenas deste gênero, conversamos com o renomado crítico musical Regis Tadeu, que lista algumas canções do rock que, digamos, passaram do ponto. 

Dose para diabético 

Seja com as clássicas baladas dos Beatles ou as interpretações carregadas de emoção de Elvis Presley e Janis Joplin, o rock sempre teve interesse em falar de amor. Durante a década de 70 e especialmente nos anos 80, este tipo de música ditou as regras no meio. Para Regis Tadeu, o objetivo por trás disso tudo sempre foi tornar os conjuntos mais populares entre as mulheres. 

"A temática do amor dentro do rock sempre foi empregada de uma maneira, digamos assim, bastante rasa, salva algumas exceções. Isso aconteceu para tornar as bandas mais populares entre as mulheres, Bon Jovi é um belo exemplo disso," opina. 


Falando em Bon Jovi, o cantor americano, acompanhado por bandas como Whitesnake e Skid Row, foi um dos grandes responsáveis pelos considerados hinos de corno (canções que exageram na emoção) na década de 80. Com seus cabelos no melhor estilo poodle, roupas de couro bem coladas e tatuagens em formato de coração, os bad boys do rock mostravam que também podiam ser doces com as mulheres. O problema é que alguns exageraram um pouco no açúcar. 

Para Regis, o público tem sai parcela de culpa no meio de tudo isso. O crítico musical afirma que a falta de interesse em canções complicadas (sem refrãos fáceis de memorizar) acaba obrigando os artistas a optarem pela fórmula mais fácil. "O problema é que o público é cretino. Não adianta fazer baladas inteligentes, muitas pessoas não vão entender," enfatiza. 

Sobrevivendo ao tempo

Algumas canções parecem que nunca vão sair de nossas cabeças. Composições como 'Love of My Life', do Queen ou 'Every Breath You Take', lançada pelo grupo The Police, certamente serão lembradas anos a fio. Em todo o caso, sempre existe aquela música que ficou datada e algum tempo depois soa um tanto quanto ultrapassada, caso da maioria das escritas nos anos 80. 

"Acontece que você ouviu e viu a música diversas e isso acaba gravado na memória, que se torna uma espécie de memória afetiva, dos momentos bons, tempos que não voltam mais, essas coisas. Na minha opinião, o hard rock sempre foi bem cafona, a grande maioria não sabe fazer balada," explica o crítico. 

Regis complementa concordando que falar dos sentimentos é uma arma infalível, porém destaca que todo o tipo música fala sobre o que sentimos, não apenas as de amor. "Qualquer música mexe com os sentimentos, não necessariamente as românticas. A característica da música é e sempre foi despertar os sentimentos das pessoas. As boas canções fazem isso," diz. 


Década perdida? 

Aos conversar com os amigos ou ler sobre os anos 80, certamente você vai se deparar com pessoas afirmando que o cenário musical pirou e os artistas modificaram completamente seus estilos. O Kiss, por exemplo, sucesso na década de 70 por suas máscaras assombrosas, resolveu abandoar tudo e mostrar seu lado sexy. 

"Isso foi uma necessidade de sobrevivência, havia um padrão a ser explorado. A retirada da máscara do Kiss foi uma sobrevivência, seus shows estavam vazios, eles precisavam degrana e foram obrigados a fazer isso por marketing. A própria exploração da estética da beleza masculina nos 80 é puro marketing," salienta Regis Tadeu, que se opõe a ideia de que o mundo da música pirou na década de 80. 

As 10 mais:

1 - Whitsnake - Is This Love - Sucesso absoluto na década de 80, a canção fala sobre um homem que está conhecendo e entendendo o amor. O problema é que fica um pouco estranho ver um grupo de bad boys cabeludos e vestindo roupas de couro. 

2 - Bon Jovi – Always - Conhecido por seu romantismo, muitas vezes em excesso, Bom Jovi caprichou nessa. Apesar de embalar muitos namoros e derreter o coração das garotas, Always conta a história de um homem que mesmo sem ter a mulher de sua vida ao lado, promete amá-la para o resto de sua vida. Constrangedor. 

3 - Guns N' Roses - Patience - Quem nunca tocou os acordes desta canção? Com o assobio clássico de Axl Rose, a música conta a história de um cara que sente saudades de seu grande amor, mas que vai esperar por ela pelo resto da vida, pelo menos é o que ele diz. O estranho nisso tudo é ver caras cabeludos e com pinta de malvados cantando músicas deste tipo. Será que a ideia é passar a mensagem de que os durões também amam? 

4 - Skid Row - I Remember You - Quem disse que bandas de metal não fazem canções melosas? Com uma pegada heavy, a canção conta a história de um cara que sente saudades de seu grande amor, da pessoa que salvou sua vida. Mesmo com a letra duvidosa, Sebastian Bach vai muito bem nos vocais.

5 - The Police - Every Breath You Take - Não se pode negar, Sting e o Police compuseram um dos grandes hits da década de 80. Mas, como sempre, a música trata das dores de amor. Desta vez, a moça deixou o cara e ele continua sofrendo por sentir sua falta e por aí vai.

6 - Roxete - Listen To Your Heart - Mais um clássico dos anos 80. Com um piano de introdução, a canção ressalta a importância de ouvir o coração e não deixar o grande amor sozinho. Mesmo com certo exagero no sentimentalismo, a composição do duo sueco fez muito sucesso. 

7 - Scorpions - Still Loving You - Um vocal grave, que mostra dor e sofrimento, assim caminha a música dos alemães do Scorpions, conhecidos mundo afora por canções melosas, quase diabéticas. A letra fala de uma paixão que não se acabou, que apenas foi interrompido e o cara tem que lutar para conseguir o amor da moça de novo. A faixa foi lançada em 1984, no álbum Love at First Sting.

8 - Aerosmith - I Don't Wanna Miss a Thing - Sim, é impossível fazer uma lista dessas e deixar de for a Steven Tyler e o seu Aerosmith. Um dos clássicos do grupo, a faixa, que conta com os vocais rasgados de Tyler, também fala sobre um homem que sente muita falta da mulher que ama e não consegue se esquecer dos bons momentos que passou com ela. 

9 - Kiss - Forever - Paul Stanley, vocalista do grupo, sentando em um banquinho e acompanhado apenas por um violão, faz juras de amor e promete para sempre amar a mulher que supostamente o deixou. Preferida de muitos fãs, Forever é um clássico dos chamados hinos de corno. 

10 - Bon Jovi - Never Say Goodbye - E para fechar, Regis Tadeu elegeu a que pra ele, é a maior música de corno da história. "A letra é horrível, muito clichê. O arranjo também é bastante manjado." 

Como diria o sábio, todo mundo tem seu lado negro. Ou não, depende do ponto de vista.