Cidade belga cria duto de 3 quilômetros para transportar cerveja Tubos debaixo da terra permitirão a passagem de 4 mil litros de cerveja por hora gplus
   

Cidade belga cria duto de 3 quilômetros para transportar cerveja

Tubos debaixo da terra permitirão a passagem de 4 mil litros de cerveja por hora

Confira Também

Localizada no norte da Bélgica, Bruges se prepara para inaugurar uma canalização construída especialmente para o transporte de cerveja. A cada hora, cerca de 4 mil litros da bebida passarão pelos tubos subterrâneos. 

Pode parecer um sonho de qualquer cervejeiro, mas, a bebida não sairá pela torneira de todas as casas da cidade belga de 120 mil habitantes – infelizmente. O encanamento de 3 quilômetros de comprimento apenas transportará a cerveja produzida na fábrica da De Halve Maan até o local onde ela é engarrafada. 

O projeto, idealizado por Xaiver Vanneste, dono da De Halve Maan, tinha como objetivo reduzir os problemas logísticos enfrentados pela empresa desde 2010, quando o departamento de engarrafamento se mudou para o fora da cidade.

Para Vanneste fazer o projeto virar realidade, 4 milhões de euros tiveram que ser desembolsados. Como ele não poderia arcar com toda a despesa, parte da obra foi bancada através de financiamento coletivo. Quem se propusesse a doar dinheiro para o projeto, ganharia algumas regalias por parte da empresa. Quase 400 pessoas ajudaram a arrecadar 335 mil euros. Aqueles que doaram 7.500 euros receberão por dia e até o resto de suas vidas uma garrafa de Brugse Zot Blond – a cerveja mais famosa da De Halve Maan.


Guilherme de Souza Guilherme