Fondue é coisa de macho Engana-se quem pensa que apenas churrasco e hambúrguer são comidas de macho, saiba que o fondue também merece seu respeito gplus
   

Fondue é coisa de macho

Engana-se quem pensa que apenas churrasco e hambúrguer são comidas de macho, saiba que o fondue também merece seu respeito

Confira Também

Passei um frio tão infeliz este fim de semana em um churrasco de família a céu paulistano aberto – e cinzento – que fiquei pensando a cada golpe de ar gélido que batia sobre as minas que se espremiam ao lado da churrasqueia: “Por que raios esses cabras não preferiram um fondue dentro de casa?” É, porque fondue de queijo é coisa de macho – não sei se vocês sabem. Embora a receita mais antiga que consta de um livro de cozinha remonte 1699, foram os soldados suíços que saboreavam o prato típico daquele país no exército que levaram a iguaria para dentro das casas. 

Fazer fondue é coisa de homem, portanto. Nessa estação, nada mais justo – e cordial – você deixar sua amada confortavelmente no sofá esperando o preparo dessa comilança ser feita por você. Existem as versões para chocolate e carne, mas o tradicional mesmo é o que consiste da mistura de queijos fundidos com vinho. Então, vai na fé, porque o preparo é fácil. Aí é réchaud na mesa e uma conversa agradável noturna permeada por fondue quentinho. Listamos aqui 9 dicas próprias das montanhas suíças para você, macho, arrepiar com colher de pau na mão.

ALHO: Passe um dente de alho no fundo da panela. Vai dar um up delicioso ao gosto do queijo. 

MEDIDAS: Despeje um cálice em meio de vinho branco seco e acrescente os queijos Gruyère e Emmental. Indica-se, para quatro pessoas, 400g de cada um.

MEXER: Os entendidos dizem que mexer o queijo que se derrete no mesmo sentido deixa o fondue mais saboroso. Pode ser crendice, mas é bom não duvidar dos suíços (é lá, afinal, que os picaretas da Fifa estão trancafiados).

CACHAÇA: Vai na fé e acrescente um pouco de aguardente mais frutado. Os suíços costumam usar os de cereja. 

PÃO: O pão durinho é melhor para molhar o queijo. Use na farra gastronômica, então, um pão de anteontem, aquele adormecido mesmo.

ACOMPANHANTES: Os melhores parceiros do fondue, além do pitéu que aqueça a sua alma, são vinho ou chá quente. Não inventa de escolher bebida gelada alcoólica, porque dá uma baita indigestão.

DIGESTÃO: Para auxiliar na digestão de tanta gordura, cebola em conserva e pepino contribuem pacas.

CALORIAS: Pra você comer sem culpa – ou já saber quanto vai ter de queimar no dia seguinte –, 100 gramas representam 380 calorias, beleza?


Rodrigo Cardoso