Fonte de vodka se transforma em atração turística na Geórgia Chachá, um tipo de vodca feita de uva, jorra durante dez minutos por dia. Fonte construída há 4 anos atrai centenas de turistas gplus
   

Fonte de vodka se transforma em atração turística na Geórgia

Chachá, um tipo de vodca feita de uva, jorra durante dez minutos por dia. Fonte construída há 4 anos atrai centenas de turistas

Confira Também

Uma fonte de chachá, a vodka georgiana elaborada a partir da uva, se transformou em um dos maiores atrativos da cidade de Batumi, situada no litoral do Mar Negro. Durante a temporada turística e em feriados, uma fonte construída há quatro anos perto do porto da cidade jorra durante dez minutos por dia a famosa bebida.

Às 19h, a chachá substitui a água na fonte e atrai centenas de turistas que podem provar de graça a excelente vodka georgiana. "A chachá é o melhor de todos os tipos de vodka", dizia o ditador soviético Josef Stalin, oriundo da cidade georgiana de Gori.

Chacha é um licor tradicional transparente e forte, por vezes referido como "vodka georgiana". Pode ser produzida também a partir de uva não sortida ou outros frutas, como tangerina ou laranja.

Chacha é possivelmente é uma das bebidas destiladas mais antigas do mundo. Antes era feita apenas artesanalmente, hoje é produzida pelos destiladores profissionais, condecorados internacionalmente pela qualidade de seu produto. 

Uma das chachas mais famosas é Binekhi Estragon, que recebeu a medalha de prata em uma das maiores competições mundiais de bebibas, a Mundus Vini.

O termo "chacha" é usado na Geórgia para se referir a qualquer tipo de aguardente feita de fruta, embora a matéria prima mais usual seja a uva. Muitos georgianos acreditam que a bebida tenha propriedades medicinais e a prescrevem como o tratamento tradicional contra os problemas ligados à indigestão.

A fonte é apenas um dos diversos atrativos do país. Talvez, por este motivo mais de 2,1 milhões de turistas visitaram o país entre janeiro e maio. Confira o vídeo da famosa Chachá:

 


Ed Leandro