gplus
   

Moradores fazem ‘vaquinhas’ para ajudar policiais no Rio

27/10/2016 00:00

Confira Também

Pintura, rede hidráulica e fiação. Tudo novo e trocado graças a doações feitas por comerciantes da Vila Valqueire, na zona oeste do Rio de Janeiro, para a Polícia Militar. Em dois meses, uma cabine policial que nunca era usada por falta de condições, voltou a ser ocupada pelos PMs. 

“Nove meses atrás tinha muito assalto aqui na região; [agora] já diminuiu bastante esse número”, afirma um comerciante. 

Diante da crise que atinge o Estado do rio e paralisa novos investimentos, moradores tem se mobilizado para fazer ‘vaquinhas’ e doações a delegacias e batalhões de polícia e, assim, melhorar o patrulhamento e tentar reduzir a violência nas regiões onde vivem. 

Na zona sul, por exemplo, cinco bicicletas foram doadas pelos moradores de Laranjeiras aos policiais, que passaram a patrulhar diariamente o bairro sobre duas rodas. “Além da diminuição [da criminalidade], existe também uma interação com as comunidades”, destaca Rafael Teixeira, capitão da PM. 

Muitas vezes, porém, a burocracia nem sempre facilita as doações dos moradores. Na delegacia de Campinho, na zona norte, onde faltava de papel sulfite a desinfetante, as doações quase não chegaram ao seu destino final. 

“A chefia de polícia não permitia [que as doações chegassem]. Nós entregamos lá no plantão; fizemos a nossa parte”, explicou outro comerciante. 

O mesmo grupo agora quer consertar viaturas da polícia que estão paradas, mas ainda precisam da aprovação do comando da corporação.

Você viu? 
Sem blindado, comandante pede que PMs acuados em meio a tiroteio rezem

Veja mais em: BAND