gplus
   

PMDB tem 3º presidente sem nunca ganhar eleição

31/08/2016 00:00

Confira Também

Após anos nos bastidores, Michel Temer se tornou nesta quarta-feira o novo presidente do Brasil, após a petista Dilma Rousseff ser condenada em um processo de impeachment por violar leis fiscais.

Veja também:
Quais desafios esperam por Temer?


Temer assumiu o poder de forma indireta e se tornou o terceiro vice-presidente a chegar à Presidência sem eleição nos últimos 30 anos, após José Sarney, em 1985, e Itamar Franco, em 1992.

Sarney iniciou sua carreira na política na década de 1950 e desde então se filiou a vários partidos. Começando no Partido Social Democrático (PSD), o político passou pela União Democrática Nacional (UDN), pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) e pelo Partido Democrático Social (PDS) até chegar ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1984.

Com a legenda, Sarney foi candidato a vice-presidente na chapa de Tancredo Neves nas eleições de 1985. Os dois foram eleitos, no entanto, pouco antes de assumir o mandato Tancredo, que estava muito doente, faleceu. Sendo assim, Sarney assumiu a Presidência.

Já Itamar Franco, que começou sua carreira na política em 1958 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na época da ditadura militar e depois passou ao PMDB, onde ficou por grande parte da carreira. Querendo se candidatar a governador do Estado de Minas Gerais em 1986, mas não recebendo ajuda do partido, Itamar resolveu concorrer pelo Partido Liberal (PL).

Depois disso, o político foi convidado por Fernando Collor para se candidatar a vice-presidente na sua chapa. Ao aceitar, Itamar se filiou à legenda de Collor, o Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Empossado em 1990, Itamar começou a governar como presidente interino em 1992 quando foi instaurado um processo de impeachment a Collor. No mesmo ano, Collor renunciou e Itamar, já no PMDB, assumir a Presidência.

Perfil
Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em 23 de setembro de 1940, em Tietê, no interior de São Paulo. Ele é o filho caçula dos imigrantes Miguel Elias Temer Lulia e March Barbar Lulia, que chegaram ao Brasil ainda na década de 1920, vindos do Líbano.

Temer é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, instituição pela qual passaram 13 presidentes do país.

Após trabalhar na Procuradoria Geral do estado de São Paulo e na Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde criou a primeira Delegacia da Mulher no Brasil, ele concorreu a deputado federal em 1986 pelo PMDB. Foi reeleito para o cargo diversas vezes e ocupou a Presidência da Casa em 1997, 1999 e 2009. Em 2001, foi escolhido para presidir o partido.

Pensando em ampliar a base aliada, Dilma Rousseff o convidou para concorrer em sua chapa presidencial como seu vice. A dupla venceu as eleições com 56% dos votos, contra o tucano José Serra, e tomou posse em 1 de janeiro de 2010, com Dilma carregando o título de primeira mulher a vestir a faixa presidencial do Brasil.

Reeleito junto a Dilma nas acirradas eleições de 2014, o distanciamento entre os dois (que já era evidente no primeiro mandato) acabou se ampliando quando Temer apoiou o peemedebista Edua