gplus
   

Mídia internacional repercute fim da era Dilma Rousseff

31/08/2016 00:00

Confira Também

A imprensa internacional deu um grande destaque a destituição da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo Senado nesta quarta-feira (31) e o juramento do novo mandatário, Michel Temer (PMDB).

O jornal norte-americano The Washington Post informou que o Senado votou com maioria "esmagadora" pela saída de Dilma, sendo o ponto final de "um longo processo que dividiu o país". O The New York Times citou que os senadores brasileiros "expulsaram" a então presidente; "O Senado cassou Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil, e a tirou do escritório para o resto do seu mandato, a pedra angular de uma luta de poder que consumiu a nação durante meses e derrubou um dos mais poderosos poderosos partidos políticos do hemisfério", ressaltou.

O site do jornal britânico The Guardian fez um série de matérias para explicar todo o processo de impeachment e disse que "a primeira mulher presidente do Brasil" foi afastada e pôs fim "aos 13 anos do poder do Partido dos Trabalhadores".

Já o francês Le Monde citou que o julgamento final "foi uma maratona de dezenas de horas de debate técnico e apaixonado" e fez um perfil de Michel Temer, destacando que ele é "tão impopular quanto sua antecessora" e citando que a posse terá que "ser rápida" porque ele viajará para a China para participar do G20.

O italiano La Repubblica explicou para seus leitores sobre a votação desta quarta-feira e disse que "Rousseff deixa assim definitivamente o cargo e a principal economia latino-americana, que muda de líder: Michel Temer assumirá como o 37º presidente da República brasileira". O Corriere della Sera ressaltou a votação e a manutenção dos direitos políticos de Dilma e lembrou que Temer "guiará o Brasil até o fim de 2018, quando ocorrerão as próximas eleições presidenciais".

Com o título de "Dilma deposta definitivamente", o espanhol El País citou que a saída da presidente "culmina assim a mudança de governo mais traumática e esquizofrênica das últimas décadas".

O jornal argentino Clarín destacou que "chegou ao fim uma era", lembrando o fim do ciclo dos presidentes do Partido dos Trabalhadores no Brasil. "Dilma Rousseff, a quarta presidente em 31 anos de democracia, foi definitivamente afastada do governo. Mesmo com os alertas realizados pela atual oposição de que está perante a um 'golpe parlamentário', 61 senadores votaram a favor de sua saída. Bastavam 54", disse o jornal.

Com diversas matérias em sua capa, o também argentino La Nación afirmou que "após nove meses de um polêmico, intenso e dramático processo de impeachment, o Senado do Brasil aprovou por 61 votos a 20 a destituição". O portal ainda destacou que o país "segue em recessão" econômica e fez uma trajetória política de Dilma Rousseff.

Leia também:
Quais desafios esperam por Temer?
Temer: precisamos combater o discurso de golpe