gplus
   

Após terremoto, presidente da Itália pede união

24/08/2016 00:00

Confira Também

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o país passa por um "momento de dor e de apelo à responsabilidade comum", após um terremoto atingir cidades italianas, na madrugada desta quarta-feira (24). "O meu primeiro pensamento vai às tantas vítimas desse devastador sismo que atingiu parte do território nacional", disse o chefe de Estado.

Além disso, ele destacou que é preciso "usar todas as forças" para salvar vidas, curar feridos e oferecer às melhores condições possíveis aos desabrigados. "Depois será necessário um rápido esforço para garantir a reconstrução dos centros destruídos e a retomada das atividades produtivas", ressaltou Mattarella.

Leia também: papa expressa 'grande dor' por terremoto na Itália

O presidente, que estava em Palermo, sua cidade natal, embarcou para Roma assim que foi informado do desastre. Também foram emitidos alertas pedindo doações de sangue de todos os grupos.

O terremoto de 6,2 graus na escala Richter atingiu o país na madrugada desta quarta e deixou diversos mortos. O tremor foi registrado às 3h36 (hora local), com epicentro a 2 km da cidade de Accumoli, situada a 145 km de Roma, onde o sismo também foi sentido. Segundo os primeiros relatos, as cidades italianas mais atingidas foram Amatrice, Accumoli e Norcia. 

Líderes lamentam 

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que esteve em Nápoles no começo da semana para um encontro junto ao premier, Matteo Renzi, e ao presidente da França, François Hollande, lamentou a tragédia. O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, expressou sua solidariedade pelas vítimas do terremoto e disse que o governo de Berlim está pronto para oferecer ajuda nas operações de socorro.

Da França, Hollande disse que o episódio se trata de uma "tragédia terrível" e expressou, em mensagem a Renzi, a solidariedade e o afeto do povo francês. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, indicou, em â??comunicadoâ??, que Moscou "compartilha da dor do povo amigo italiano e expressa sua disposição a ajudar a enfrentar as consequências do desastre natural".

O premier de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o povo israelense está próximo das vítimas e â??também â??ofereceu ajuda nas operações de busca. â??Muitas pessoas ainda estão debaixo de escombros e o balanço de vítimas â??podeâ?? se agravar nas próximas horas. O tremor foi registrado às 3h36 (hora local), com epicentro a 2 km da cidade de Accumoli, situada a 145 km de Roma, onde o sismo também foi sentido.

Cenário é de destruição nas regiões atingidas pelo tremor; veja imagens

Confira a localização das cidades mais afetadas

Veja mais em: BAND