Um defeito nos sistemas de airbag fabricados pela empresa japonesa Takata é responsável pelo maior recall da historia da indústria automobilística: cerca de 50 milhões de veículos em todo o mundo foram chamados de volta às concessionarias.
No Brasil, são dois milhões de veículos que devem passar pelo recall. O número de automóveis que terão de ser consertados equivale ao total de carros novos que devem sair das montadoras no país em 2016.
Estudos afirmam que o airbag, combinado ao uso do cinto de segurança, reduz em até 60% o risco de mortes em acidentes, o que faz do equipamento um dos principais itens de segurança do carro.
Quando há defeitos no sistema, além dos airbags não serem acionados durante a colisão, deixando os ocupantes do veículo desprotegidos, existe um perigo adicional: problemas na fabricação dos itens podem levar ao desprendimento de peças durante uma batida, que podem causar mais ferimentos nos passageiros.
Veja a reportagem do Jornal da Band:
Desde 2014, por lei, todo carro fabricado no Brasil deve ter sistema de airbag.
Em uma oficina em São Paulo, a cada 10 pedidos de avaliação de problemas nos carros, seis estão relacionados ao airbag.
O mecânico Sílvio Ricardo Cândido explica que, se a luz do airbag acender no painel, é preciso fazer uma revisão o mais rápido possível.
“[Às vezes a pessoa] mandou lavar o carro, mandou alinhar o carro, e desconectou um fio. Um simples fio desliga todo o sistema”, alerta o mecânico.
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