gplus
   

Mercado de ações pode ser uma boa opção ao pequeno investidor

26/06/2016 00:00

Confira Também

Em tempos de crise econômica, uma das principais questões que são levantadas é: o mercado de ações pode ser uma boa opção mesmo para um pequeno investidor? O colunista da BandNews FM e educador financeiro Marcos Silvestre garante que sim.

“A gente tem que derrubar esse preconceito de que o mercado de ações só é coisa para quem tem muito dinheiro. Nada disso. Desde que você vá atrás de boas ações”, diz Silvestre. “E o que são boas ações? São pequenos pedaços de empresas bem gerenciadas, lucrativas, bem posicionadas no mercado onde elas atuam”, afirma,

De acordo com o especialista, mesmo com a crise econômica, várias empresas que estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo estão nessa categoria. “São empresas que estão encarando a crise de frente e que estão enxugando suas atividades por um lado, mas em contrapartida vêm mantendo presença no mercado e lucratividade”.

Uma boa dica, segundo Silvestre, é investir em ações de forma pulverizada. “Existe a estratégia do ‘investidor construtor’. Você reserva uma quantia todos os meses, de acordo com a sua disponibilidade, e gasta esse valor em ações de cinco diferentes empresas, todas de setores diferentes. Você faz isso ao longo dos anos, com foco em longo prazo, pensando em aposentadoria, ou comprar um imóvel para locação, etc”. 

“É simples: quando as bolsas caem, se eu estou comprando ações de uma boa empresa, eu tenho até que comemorar naquele momento, porque eu vou gastar pouco em algo que eu sei que é bom. Lembre-se: o foco tem que ser no longo prazo. Dá pra fazer isso com pequenas quantias e isso pode trazer uma rentabilidade bastante diferenciada”, encerra.

Veja também:

Serra: economia brasileira pode ganhar com a Brexit

Consumidores reclamam de corte da internet do celular

Veja mais em: BAND