gplus
   

Gravação revela Sarney tentando ajudar investigado da Lava Jato

25/05/2016 00:00

Confira Também

Em áudios divulgados nesta quarta-feira (25), o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) sugere ajudar o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que é investigado pela Operação Lava Jato.

Na gravação, divulgada por Machado em delação premiada e obtida pela Folha de S. Paulo, Sarney dá indícios de que poderia evitar que o caso fosse parar nas mãos do juiz federal Sérgio Moro "sem meter advogado no meio". "Não vou deixar você voltar para lá", afirmou, em alusão à vara de Curitiba. 

Na conversa, que ocorreu no mês de março, Sarney cita uma possível oferta de delação premiada a Machado. "Nós temos que fazer nosso negócio e ver como está seu advogado, até onde estão falando com ele em delação premiada". Machado responde, então, que a Procuradora-Geral da República estaria interessada. "Temos que conseguir isso sem meter advogado no meio", ressaltou Sarney.

O ex-presidente da Transpetro concorda, ressaltando que advogado no meio "é perigoso" e diz ainda que a iniciativa não poderia ser apenas jurídica, mas também política. 

Sarney não deixou claro como seria a estratégia para ajudar Sérgio Machado. Nas conversas, porém, são citados o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e também o ex-ministro do Planejamento e senador Romero Jucá (PMDB-RR). Machado fala em agendar uma reunião entre eles, mas Sarney recusa o nome de Jucá. "A gente não põe muita gente", aconselha. 

Veja mais em: BAND