gplus
   

Por que os juros são tão altos no Brasil?

02/05/2016 00:00

Confira Também

Quem precisa pegar dinheiro emprestado ou fazer uma compra parcelada sempre faz a mesma pergunta: por que os juros são tão altos no Brasil?

Colunista de finanças pessoais da Rádio BandNews FM, o professor Marcos Silvestre explica que o que ocorre é uma reação em cadeia. “O custo básico do dinheiro no Brasil já é muito elevado. Quando o governo determinar que a taxa de juros será mais de 1% ao mês, o banco quando vai captar dinheiro do mercado já larga com um dinheiro caro em mãos.” 

Além disso, impostos sobre o crédito – que não são nada baixos no país – além de custos administrativos de bancos e financeiras, como gastos com agências, funcionários, propaganda, enfim, tudo isso, naturalmente, é repassado ao consumidor final, que aceita o valor. 

“Resumindo, os juros são elevados porque a gente aceita pagar.” 

Mas é possível escapar disso? “Às vezes não tem como escapar, mas, se der, vale a pena fazer as contas direitinho”, aconselha o professor. “Um bom planejamento financeiro futuro pode te tirar desta montoeira de juros sem precisa recorrer a empréstimos.” 

“Enquanto nossa mentalidade com relação a isso, os juros da praça continuarão sendo bastante elevados no Brasil”, conclui.

Leia também:
Copom mantém juros em 14,25% ao ano pela 6ª vez
Mercado projeta queda da economia em 3,73%
Projeção da inflação segue acima da meta de 4,5% 

Você viu essas notícias?
Frases inspiram usuários do metrô de LondresReproducaoReprodução

Conheça o hotel que é responsabilidade de pessoas com DowndFacebook/Albergo Etico/Divulgação

Veja mais em: BAND