gplus
   

Mães fazem ato pela inclusão de deficientes em escolas particulares

07/10/2015 00:00

Confira Também

Cerca de 50 pessoas realizaram um “abraçaço” na figueira da Praça XV de Novembro, em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (7). 

A ação, realizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, reuniu representantes de 15 entidades, da Câmara Municipal de Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, além de pais defensores da causa das pessoas com deficiência.

O ato foi em prol da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede privada de ensino e também para celebrar uma decisão do Ministério Público de Santa Catarina que, no início dessa semana, exigiu uma retratação Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). 

Mês passado, o SINEPE emitiu uma carta aberta à comunidade escolar explicando porque é contrário aos artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em julho, que não permite que escolas particulares neguem matrícula de alunos especiais – algo muito comum, conforme revelou uma reportagem feita pelo Portal da Band

Leia também: Escolas não querem ter de atender alunos especiais

Na carta, o SINEPE subestima as capacidades dos deficientes. “Há condições de um autista ou alguém com idade mental reduzida e psicológica ser Presidente da República?”. Em outro parágrafo, o sindicato generaliza e ridiculariza os alunos especiais. “O que uma escola pode fazer por um aluno que, em razão de deficiência, abre a braguilha e expõe a genitália para as colegas ou agride os menores?”

Diante da repercussão negativa, o Ministério Público se reuniu com o SINEPE e pediu uma retratação. “Tão logo tomamos conhecimento dessa carta, instauramos um inquérito civil, convocando o SINEPE e o alertando para a impropriedade dos termos, preconceituosos, empregados nessa carta”, explicou o promotor do caso, Daniel Paladino. “Exigimos uma retratação da parte deles e estamos aguardando uma nova carta, com linguagem adequada, até o final desta semana.” 

abraçaço em prol do aluno deficiente
abraçaço em prol do aluno deficiente
Fotos: Petra Mafalda/PMF

Você viu essas notícias?

Menino de 11 anos mata menina de oito com arma do pai nos EUA

Peixe que caminha é descoberto no Himalaia

Abdução al