gplus
   

Dilma e Obama fecham acordo que beneficia brasileiros nos EUA

01/07/2015 00:00

Confira Também

Os brasileiros que viajam muito para os Estados Unidos serão beneficiados pelos acordos firmados entre Dilma Rousseff e Barack Obama em Washington.

Pessoas como Frederico Santos, que trabalha em uma universidade e sempre precisou fechar negócios no país da América do Norte. Ele sempre via visitantes de outros países pulando a fase da entrevista com o passaporte: eram turistas que faziam parte do Global Entry. “A experiência que eu tive é de ver a diferença das pessoas que entraram com o programa nos Estados Unidos, o Global Entry, que eles têm um cartão e podem passar num processo automatizado. Realmente é muito mais rápido e tranquilo”, disse.

O Brasil vai participar desse acordo a partir do ano que vem: para conseguir o benefício de pular a entrevista ao desembarcar, será preciso fazer um pedido pela Internet, sujeito à aprovação, e pagar 100 dólares.

A experiência demonstra que o tempo médio de liberação diminui para menos de um minuto. 

Apesar de o programa ser destinado apenas a um pequeno grupo de brasileiros, o especialista em Direito Internacional da Faap, Marcus Vinicius de Freitas, acredita que o acordo é um grande passo para, em um futuro próximo, derrubar a necessidade de visto.

Veja mais em: BAND