gplus
   

Presidente da Polônia admite derrota para opositor

24/05/2015 00:00

Confira Também

O presidente polonês, Bronislaw Komorowski, admitiu a derrota para o candidato conservador Andrzej Duda na eleição presidencial deste domingo, em um resultado que reflete a frustração de eleitores de que a recém-prosperidade da Polônia não está sendo mais equitativamente distribuída.

O resultado enviará uma mensagem forte ao governo do primeiro-ministro Ewa Kopacz, aliado de Komorowski, que enfrenta uma batalha apertada pela reeleição contra a oposição conservadora no final do ano.

Komorowski, inicialmente visto como favorito para mais um mandato de cinco anos, anunciou que reconhecia a derrota depois que uma pesquisa de boca de urna mostrou que obteve 47% dos votos contra os 535 para Duda. Os resultados oficiais ainda não foram liberados.

"Eu respeito a sua escolha", disse Komorowski a um grupo de apoiadores. "Eu desejo a meu adversário uma presidência bem-sucedida."

A vitória de Duda, 43 anos, marca a primeira grande vitória eleitoral em quase uma década para o partido de oposição Lei e Justiça.

Com oito anos no poder, o partido de centro-direita presidiu o rápido crescimento econômico e o aumento de salários da maior economia do Leste Europeu.

Mas, apesar da prosperidade sem precedentes, muitos poloneses acreditam que os frutos dos seus trabalhos estão sendo injustamente divididos, o que resulta no aumento da desigualdade, e querem novos rostos no comando. 

"Crescimento da economia? Para o cidadão comum, isso mal é perceptível", disse Zbigniew Pela, 53, ferroviário que estava votando em Duda no domingo. "Eles criam boas condições de vida para alguns grupos sociais, que têm seus negócios, mas não para o cidadão comum".

Veja mais em: BAND