gplus
   

Nepal: alpinistas são resgatados do Monte Everest

27/04/2015 00:00

Confira Também

Foram resgatados, na madrugada desta segunda-feira, alpinistas que ficaram presos por dois dias no Monte Everest após um forte terremoto no Nepal que gerou uma avalanche que matou 17 pessoas na montanha, inclusive os cearenses que estavam no local. Mais de 3.700 pessoas morreram no país.

O alpinista Rosier Alexandre e o filho Davi Saraiva participavam de uma expedição que iria realizar a subida ao topo da montanha mais alta do mundo.

De acordo com a assessoria de imprensa de Rosier, os dois passam bem e devem permanecer em um vilarejo próximo ao Everest nos próximos dias.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que um japonês estava entre os mortos no Everest, o quarto estrangeiro morto pela avalanche.

Três norte-americanos morreram, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos, incluindo um engenheiro do Google, um médico e um cineasta.

O alpista romeno Alex Gavan disse no Twitter que três helicópteros chegaram aos acampamentos 1 e 2, que ficam a mais de 6 mil metros de altitude. Cada helicóptero só é capaz de carregar dois alpinistas, disse Gavan a partir dos acampamentos.

Carsten Lillelund Pedersen, alpinista da Dinamarca, postou um vídeo em sua página no Facebook mostrando o pousou de um helicóptero para a retirada de dois alpinistas e então levantando voo novamente 30 segundos depois. As condições do tempo estavam boas.

Fenômeno foi o mais violento dos últimos 80 anos no país e provocou vários tremores secundários e diversos deslizamentos no monte Everest, onde 18 pessoas morreram no início da temporada de alpinismo.

O balanço pode ser ainda mais grave no Nepal, onde as agências humanitárias ainda têm dificuldades para avaliar o alcance da devastação e as necessidades da população.

Quase um milhão de crianças precisam de ajuda urgente, segundo o Unicef.

Milhares de crianças dormem ao relento desde o terremoto, ao lado dos pais, e o risco de propagação de doenças é elevado, segundo o Fundo da ONU para a Infância.

O terremoto

Um devastador terremoto de magnitude 7,8 registrado no sábado (25), no Nepal, deixou mais de 2.500 mortos e provocou muitos danos materiais, incluindo o desabamento da histórica torre Dharahara de Katmandu e gerando uma avalanche mortal no monte Everest.

Tremores secundários, um deles de magnitude 6,7, ocorreram na noite de sábado e na manhã deste domingo, obrigando as pessoas na capital nepalesa a passarem a noite ao relento ou em tendas de campanha. Vários países anunciaram o envio de ajuda econômica e equipes de resgate.