gplus
   

SP: piscinas abandonadas viram criadouros do mosquito da dengue

28/03/2015 00:00

Confira Também

As piscinas abandonadas em São Paulo estão se transformando em criadouros do mosquito da dengue. Na zona leste da capital, os moradores reclamam de um clube cujas piscinas chegaram a ficar duas semanas sem manutenção, como mostra a reportagem do Jornal da Band.

No local, o responsável de plantão admitiu que a piscina estava parada durante duas semanas porque o motor utilizado no tratamento da água quebrou. Atualmente ela ainda continua suja, mas recebe cloro todo dia.

Segundo moradores, o bairro em questão tem outros pontos críticos de proliferação do mosquito. Em uma casa fechada, existe uma piscina abandonada há anos.

Sobre o tratamento da água, os especialistas dizem que não basta apenas jogar cloro. É preciso fazer a água circular com frequência e também limpar as bordas das piscinas pelo menos uma vez por mês. 

O recado é: quem tem piscina precisa assumir a responsabilidade de cuidar dela durante todo o ano, principalmente no inverno, quando ninguém vai usa-la.

Desde o início do ano, já foram registrados cerca de 100 mil casos de dengue em São Paulo, uma alta de 116% em relação ao primeiro trimestre de 2014.

Além das piscinas abandonadas, um outro problema é a quantidade de lixo acumulado pelas ruas. São toneladas e toneladas por causa da greve dos garis em 130 cidades do Estado de São Paulo.

Veja mais em: BAND