gplus
   

Checas sequestradas no Paquistão em 2013 são libertadas

28/03/2015 00:00

Confira Também

Duas jovens checas sequestradas em março de 2013 no Paquistão foram libertadas e já estão na República Checa, anunciou neste sábado o primeiro-ministro checo, Bohuslav Sobotka. "Posso confirmar que Hana Humpalova e Antonie Chrastecka voltaram para a República Checa", disse à televisão CT24.

As duas mulheres foram libertadas graças à intervenção da organização humanitária turca Insani Yardim Vakfi (IHH), afirmou o premiê. "Peço que a mídia agora respeite a privacidade das duas", acrescentou.

Hana Humpalova e Antonie Chrastecka, duas estudantes de psicologia de 24 anos, foram sequestradas por homens armados em 13 de março de 2013 na província de Baluchistão (sudoeste do Paquistão), na fronteira com o Afeganistão e Irã.

As duas entraram no Baluchistão como turistas provenientes do Irã. Elas foram sequestradas a cerca de 550 quilômetros a oeste de Quetta, principal cidade da província paquistanesa.

Em um vídeo divulgado logo após o sequestro, as duas checas pediram a libertação de Aafia Sidiqui, uma cientista paquistanesa presa nos Estados Unidos por colaboração com a Al-Qaeda.

Em outro vídeo, gravado em 23 de agosto de 2013, apresentado em outubro do mesmo ano para jornalistas em Praga, queixavam-se da situação precária em que estavam e pediram ajuda ao governo checo.

Antonie Chrastecka pedia para que se fizesse pressão sobre o governo paquistanês para que a ajudasse a voltar para casa "o quanto antes". O governo checo também tinha transmitido à imprensa um outro vídeo em que as mães das reféns pediam aos sequestradores para tratar bem suas filhas.

Veja mais em: BAND