gplus
   

EUA treinarão rebeldes moderados sírios para combater EI

27/02/2015 00:00

Confira Também

O Pentágono deve começar a treinar os rebeldes moderados sírios na Turquia em "quatro a seis semanas", disse o porta-voz do Departamento da Defesa dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

"Nossa avaliação é que devemos estar prontos para começar os treinamentos, concretamente, em quatro a seis semanas", anunciou o contra-almirante John Kirby.

Washington e Ancara acabam de firmar um acordo sobre a formação e o equipamento dos rebeldes sírios moderados na Turquia, após meses de difíceis negociações.

Um porta-voz do Ministério turco das Relações Exteriores disse nesta sexta-feira que o programa de treinamento "começa em 1º de março".

Segundo o contra-almirante Kirby, por enquanto, apenas cerca de 100 candidatos a receber formação militar passaram pelos controles de segurança instituídos para evitar que adversários se infiltrem entre os recrutas.

São necessárias de "200 a 300 pessoas" para fazer uma promoção, explicou Kirby.

Não foram fáceis as discussões entre os americanos e os turcos sobre o inimigo a combater. Ancara quer que os rebeldes lutem tanto contra o grupo Estado Islâmico (EI) quanto contra o governo sírio. Já Washington defende que se concentre no combate aos jihadistas.

O objetivo, acrescentou o porta-voz do Pentágono, é formar entre 5.500 e 5.550 homens este ano. Esse número pode aumentar.

Veja mais em: BAND