gplus
   

MPL toma Monumento às Bandeiras; obra foi pichada

29/01/2015 00:00

Confira Também

Após se iniciar na avenida Paulista na tarde desta quinta-feira (29), o sexto protesto do MPL (Movimento Passe Livre) contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo terminou próximo a Assembleia Legislativa da capital, com os manifestantes tomando conta do Monumento às Bandeiras e pendurando faixas no cartão postal.

Alguns manifestantes foram além e vandalizaram o monumento, pichando faixas contra a Polícia Militar na base das estátuas.

O aumento, de R$ 3 para R$ 3,50, passou a vigorar no último dia 6. “Agora é de três para baixo” era a frase estampada nas faixas do movimento, que pressiona prefeitura e estado a adotarem o transporte coletivo gratuito para todas as pessoas.

Eduardo Anizelli/Folhapress


Segundo o MPL, 10 mil pessoas participaram do ato, mas a PM afirmou que eram apenas mil manifestantes.

A última manifestação do MPL, na terça-feira (27), também terminou de forma pacífica. No entanto, após a dispersão do ato, bombas de gás lacrimogênio foram lançadas pela PM dentro da Estação Faria Lima do metrô. Passageiros, inclusive crianças, foram atingidas e precisaram ser atendidas pelo serviço médico do metrô. Na correria, vidraças foram quebradas. A polícia alegou que havia pessoas com a intenção de pular a catraca e impedindo a passagem de outros passageiros. A ação da polícia interditou a estação por quase uma hora.

Veja mais em: BAND