gplus
   

Reduzir pressão pode contaminar água

29/01/2015 00:00

Confira Também



A redução da pressão da água que deixa torneiras secas em várias regiões da Grande São Paulo pode causar problemas de saúde. Quando a água volta, a qualidade fica comprometida por impurezas no encanamento e especialistas alertam: em caso de racionamento, o risco de contaminação é ainda maior.

É difícil convencer a população que a qualidade da água está boa. Por isso algumas ações podem dar mais segurança a quem está desconfiado, como a troca mais frequente dos filtros caseiros e a fervura da água antes do consumo, principalmente das crianças.

Em caso de racionamento, com a vazão da água totalmente interrompida, a pressão cai e pode ficar negativa. Se houver rachaduras, a sujeira de fora - como esgoto - será sugada para dentro da tubulação, contaminando a água quando ela voltar. O consumo pode causar meningite, hepatite e até inflamações no coração.

O nível do Cantareira, principal reservatório da grande São Paulo, está em 5,1% de sua capacidade. Por isso, a Sabesp admite que pode adotar um duro racionamento, com cinco dias sem água por semana, caso obras emergenciais não fiquem prontas em 4 meses.

Veja mais em: BAND