gplus
   

Em audiência, Papa recebe transexual no Vaticano

26/01/2015 00:00

Confira Também

O Papa Francisco recebeu no último sábado (24), em audiência privada, o transexual espanhol Diego Neria Lejarraga, 48 anos, e sua namorada, informou o jornal Hoy.

O encontro teria ocorrido após Lejarraga ter enviado cartas ao Pontífice para contar que estava sendo excluído de sua paróquia, após ter feito a cirurgia de mudança de sexo. Ainda de acordo com as informações do periódico, o homem contou ao líder da Igreja Católica que na sua cidade, Estremadura, ele foi proibido de comungar e que o pároco o chamou de "filha do diabo".

Depois de receber a carta, Jorge Bergoglio ligou para Lejarraga no dia 8 de dezembro. O pontífice voltou a ligar dias antes do Natal, quando convidou o transexual para ir ao Vaticano.

Sobre o encontro, estritamente privado na residência de Santa Marta, as fontes oficiais da Santa Sé não quiseram se pronunciar.

Nascido em uma família católica, Diego nasceu menina e não se sentia uma mulher. Apesar de sempre ter contado com o apoio dos pais e da irmã, Lejarraga só fez a cirurgia de mudança de sexo aos 40 anos.

Bergoglio é conhecido por querer aproximar e dar uma maior abertura na Igreja para os homossexuais e transexuais. Em julho de 2013, o Papa questionou: "Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?". O tema entrou em discussão, inclusive, no Sínodo Extraordinário sobre a família.

Veja mais em: BAND