5 Mitos sobre os olhos Ler com pouca luz afeta a visão? Cenoura faz bem? Especialistas desbancam as lendas mais populares sobre as vistas gplus
   

5 Mitos sobre os olhos

Ler com pouca luz afeta a visão? Cenoura faz bem? Especialistas desbancam as lendas mais populares sobre as vistas

Confira Também

O que você faria se perdesse a visão? 

Dos nossos cinco sentidos, qual deles você mais tem medo de perder? Se você for como a maioria das pessoas, sua resposta será a visão. A visão é tão preciosa que não é surpresa que existam mitos sobre o que pode danificar seus olhos – e o que pode protege-los. Por causa disso, a Harvard Medical School publicou um boletim descartando alguns equívocos que cometemos ao pensar na saúde e segurança das vistas. Veja a seguir quais são eles: 

1) Fazer exercícios oculares reduz a necessidade de usar óculos
Exercícios oculares não melhoram, preservam ou reduzem a necessidade de usar óculos. Sua visão depende de diversos fatores, incluindo o formato do seu globo ocular e a saúde dos tecidos. Em outras palavras, não há qualquer exercício que possa regular o bom funcionamento da sua visão.

2) Ler com pouca luz pode prejudicar sua visão 
Apesar do que você pode ter ouvido por aí, luzes baixa não prejudicam os olhos. Mas não é por isso que você precisa ler com uma lanterna e luzes apagadas: a iluminação fraca pode fazer com que as vistas fiquem cansadas mais rapidamente. A melhor forma de posicionar a luz de leitura é direcioná-la à pagina que você está lendo, e não sobre o seu ombro. Uma lâmpada de mesa com sombra opaca apontada diretamente ao material que você está lendo é o ideal.

3) Cenoura é o melhor alimento para os olhos
Tudo bem, cenoura contém vitamina A, que de fato faz bem para os seus olhos. No entanto, frutas frescas e legumes de folhas escuras – como a beterraba – que contém mais antioxidantes como a vitamina C e E, são ainda melhores. Antioxidantes podem até ajudar a proteger seus olhos contra catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Só não espere que eles evitem ou corrijam problemas básicos de visão, como miopia ou hipermetropia, porque não é verdade.

4) Faz mal usar óculos ou lentes de contato o tempo todo
Se você precisa de óculos e lentes de contato para ler ou enxergar à distância, a melhor coisa a fazer é usá-los. Caso contrário você vai forçar e cansar as vistas ao invés de descansá-las. Por outro lado, isso não vai piorar sua visão ou levar a algum tipo de doença ocular.

5) Ficar olhando para a tela do computador o dia inteiro faz mal para as vistas
Usar o computador não prejudica suas vistas. Porém, passar o dia com os olhos grudados na tela pode contribuir para a fadiga ou cansaço ocular. Pessoas que ficam vidrados no monitor por longos períodos de tempo tendem a não piscar tanto quanto o normal, o que pode ressecar os olhos, gerando desconforto. Para prevenir a fadiga, ajuste a iluminação para não criar brilho intenso e reflexo agressivo na tela. Procure descansar os olhos em intervalos de 20 minutos e pisque voluntariamente com frequência, assim seus olhos vão continuar lubrificados.


Danilo Barba