Alpargatas masculinas: vai encarar? Existem (muitas) boas razões para você renovar no seu estilo e no seu calçado - e mostramos como as alpargatas são uma bela opção gplus
   

Alpargatas masculinas: vai encarar?

Existem (muitas) boas razões para você renovar no seu estilo e no seu calçado - e mostramos como as alpargatas são uma bela opção

Confira Também

Se você não esteve em outro planeta nas últimas semanas, provavelmente viu a mais recente iniciativa da Havaianas para divulgar suas alpargatas masculinas (o.k., para os que estavam no mundo da Lua, deem uma olhadinha aqui). Nela, o garoto-propaganda Malvino Salvador, em um prosaico papo de bar, ao ser questionado de “como vai à festa”, responde que irá com suas alpargatas (embora não tenha decidido a cor), sendo que os amigos queriam mesmo saber qual o meio de transporte que ele iria usar para se deslocar para o evento (e não seu figurino).

Publicidade à parte, fica aqui a pergunta: você já usou uma alpargata? Pelo que noto por aí, parece que o brasileiro ainda não descobriu plenamente esta opção de pisante, embora tenha chegado em terras tupiniquins há mais de um século. 

Muito provavelmente por eu ser casado com uma uruguaia – e com isto ter bastante contato com a cultura deste país e, em alguma medida, com alguns costumes da Argentina – já aderi ao uso deste calçado há alguns anos. Lá, é absolutamente comum, usual, moderno calçar os pés masculinos com uma alpargata. Porém, como comentei, tenho a sensação de que no Brasil ainda se opta mais pelo chinelo de dedo, ou mesmo um tênis esportivo, em ocasiões em que as alpargatas seriam muito bem-vindas.

Por tudo isto, e aproveitando a investida da Havaianas na comunicação deste elemento de moda e estilo masculino, compilei algumas informações bacanas para você encarar esta novidade em seu guarda-roupas. 

#1 - Em que ocasiões usar? 
A utilização das alpargatas masculinas está mais associada a eventos descontraídos, ao ar livre: um almoço de domingo, a piscina do prédio, aquele churrasco com os amigos. 
É uma excelente opção também para quem está “no aconchego do lar” e que, nem por isso, precisa ficar andando descalço. Por se tratar de um calçado bastante confortável e macio certamente servirá como opção para relaxar em casa – em grande estilo e sem emporcalhar as solas dos pés.  

#2 - Para usar com ou sem meia?
Particularmente, não sou aquele cara que segue os manuais de moda e estilo espalhados por aí (tenho certa ojeriza, inclusive) mas, por uma questão de bom senso e “harmonia”, vai ficar bastante esquisito se você calçar suas alpargatas com meias.

Ou seja: uma boa dica é utilizá-las “no pelo” mesmo!

#3 - Calça vs. Bermuda
Já vi inúmeros usos de alpargatas, seja com bermuda ou calça (de linho ou jeans) e em ambos funciona bastante bem. Não recomendo, por pura estética, calçá-las quando do uso de uma calça de pregas ou, eventualmente, com bermuda do tipo cargo. Não vai ornar. 
Tenha em mente que todo elemento que componha o figurino masculino e que tenda para o informal vai ser sempre melhor harmonizado com uma alpargata – em detrimento de acessórios mais formais ou sisudos. 

#4 - É um calçado mais para o verão ou inverno?
Embora se trate de um calçado fechado, as alpargatas devem ser usadas sem meia (como comentado logo acima). Por este motivo, em dias mais frios tendem a não ser a melhor opção para calçar. Por outro lado: use e abuse delas nas épocas de verão ou nos dias mais quentes do ano para aproveitar um calor fora de época.

#5 - Materiais
As alpargatas que vejo no Uruguai, principalmente, têm solado constituído por uma espécie de “palha” ou, em outros casos, por borracha e, em sua parte superior, são fechadas com tecido.
Aqui no Brasil, e especialmente a recente linha da Havaianas, os solados são de borracha (excelentes opções, portanto, para frequentar a piscina ou praia) e também são de tecido em sua face superior.

#6 - Fica com chulé?
Alguns homens ficam com receio de usar calçados sem meia, incluindo alpargatas, por fecharem o dia com um chulé insuportável. Eu mesmo tenho problemas com certos sapatos que gosto de usar “no pelo”, mas posso adiantar que nas oportunidades que utilizei alpargata não tive este tipo de contratempo.

De resto, é só achar as alpargatas que mais combinam com o que está vestindo (existe um bom leque de opções: das lisas às listrada) e encarar mais esta novidade em seu armário! 


Rodrigo Moreno