Dia do Livro: os títulos que os homens mais abandonam no meio da leitura Devemos ressaltar que a leitura é questão de hábito e abandonar os livros no meio é algo comum gplus
   

Dia do Livro: os títulos que os homens mais abandonam no meio da leitura

Devemos ressaltar que a leitura é questão de hábito e abandonar os livros no meio é algo comum

Confira Também

Por que não consigo terminar de ler aquele livro? Não se assuste você não é o único… muitas pessoas se fazem a mesma pergunta. Não tenha vergonha de dizer que já teve problemas ao tentar terminar algum título. Se o texto não “embala” logo, precisa de muito esforço para continuar com a leitura, se cansa e desiste. E não é só com o livro de papel, a mesma coisa acontece com o livro digital. 

O problema talvez não esteja no leitor, mas na extensão do texto, no tema abordado ou no linguajar empregado. E ainda há uma questão de momento: é normal começar um romance, por exemplo, mas o seu momento "pede" uma biografia. 
Devemos ressaltar que a leitura é questão de hábito e deixar livros de lado no meio da leitura é algo comum. Prova disso é a lista publicada pela Goodreads, rede social de avaliação e recomendação de livros. Trata-se da relação dos cem títulos mais "abandonados" pelos seus leitores.

“Há muitos livros, sejam clássicos ou contemporâneos, que muitas vezes são apanhados pelos leitores e iniciados, mas que os leitores nunca terminaram. Isto não é sobre ele que é um livro ruim. É mais ou menos sobre ele que é difícil de realmente terminar, como no que pode ser um grande desafio para lê-lo”, publicaram os criadores do site Goodreads.

A lista foi feita com base no banco de dados do site, reúne diversos clássicos da literatura mundial e títulos contemporâneos.

Veja os oito títulos masculinos mais abandonados:

O Senhor dos Anéis (volume único), de J. R. R. Tolkien
O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) é um romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit (The Hobbit), e logo se desenvolve numa história muito maior.

Moby Dick, de Herman Melville
Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o da baleia enfurecida, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los.

Cem anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
É a narração da história de Macondo, uma cidade (aldeia) fictícia cujo fundador era José Arcadio Buendia. Tudo começa quando as coisas não tinham nome, indo até a chegada do telefone. Utilizando recursos como o realismo mágico, o autor trabalha temas complexos, tais quais, revoluções, incesto, corrupção e até loucura. 

O Hobbit, de J. R. R. Tolkien
O Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, tio de Frodo. Ele se uniu a Gandalf e mais treze anões e saiu em uma aventura cujo objetivo final era reconquistar Erebor, uma cidade muito rica dos anões que foi tomada por Smaug, um dragão gigante.

Drácula, de Bram Stoker 
Conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva Elisabetha enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio chamado "Princesa". Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo.

Frankenstein, de Mary Shelley
A história de um jovem médico cuja obsessão com a morte o leva a criar a vida. Mas sua "criatura", feita a partir de corpos de condenados e o cérebro de um brilhante cientista é um cruel arremedo de ser humano. Quando a criatura percebe que nunca será aceita pelos homens, ela quer se vingar do Dr. Frankenstein e sua família.

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
O protagonista e anti-herói Alex, amante da música clássica (principalmente Ludwig van Beethoven) e líder de uma gangue de delinquentes (seus amigos são chamados de "drugues") que roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, Alex é usado numa experiência chamada "Tratamento Ludovico", criado pelo Estado e destinado a refrear os impulsos destrutivos dos delinquentes. Quando volta às ruas regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

A Sangue Frio, de Truman Capote
A Sangue Frio é um livro escrito por Truman Capote e publicado em 1966. Relata o brutal assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos.


Ed Leandro