6 Maneiras de lidar com mulher mandona Quer retomar as rédeas da sua vida? Especialista mostra algumas estratégias pra você se livrar das armadilhas do controle feminino gplus
   

6 Maneiras de lidar com mulher mandona

Quer retomar as rédeas da sua vida? Especialista mostra algumas estratégias pra você se livrar das armadilhas do controle feminino

Confira Também

Pode parecer que você está com alguém doce e leve. Bonita e do tipo gentil e prestativa. Ela é ótima com a sua família e sempre está querendo ajudar. “Mas se ela for mandona, isso tudo não vai te estimular a colocar um anel no dedo dessa mulher”, aposta Dra. Elizabeth Danish, médica especialista em relacionamentos que escreve para o site da organização sem fins lucrativos norte-americana Health Guidance.

Segundo a profissional, a maioria dos relacionamentos tende a colocar os homens numa situação de maior ‘descontração’, “enquanto são elas é que vestem as calças”, brinca ela. Mas verdade seja dita, “as mulheres tendem a prestar mais atenção nos detalhes e querem ‘conversar sobre coisas’, enquanto os caras tendem a fazer o necessário para ter uma vida fácil – e são realmente bons em evitar conflitos”. Bingo.

E conflitos não têm nada a ver com violência, hein. Lavar a roupa suja de vez em quando não é uma situação confortável mesmo, só que com o tempo aprendemos a lição: não dá pra ignorar a realidade e viver uma vida coberto de questões mal resolvidas, dúvidas e inseguranças do pântano. “Você não deve deixar que isso arruine seu relacionamento envolvendo outra mulher, mas é importante aprender a lidar com aquela mandona pra neutralizar a situação”, recomenda Danish. 

Veja a seguir seis métodos que ela nos ensina para controlar o poder das bossy girls sobre a sua vida.

6. Transforme a grosseria em piada.
Pra começar, você precisa pensar o quanto ama esta mulher, e se você realmente quer ficar com ela. Se você cortá-la logo de cara só vai deixá-la nervosa e piorar as coisas. Até porque a probabilidade é que ela tenha boas intenções no coração. O que você precisa é chamar a atenção dela de uma forma divertida – talvez responder uma instrução com ‘sim, chefona’ ou ‘gostaria de algo mais, alteza?’. A maioria das mulheres que têm noção vai ficar constrangida, porque no fundo nenhuma delas pretende ser ‘a mandona’. Só que a partir de agora, toda vez que você usar esses termos vai soar como lembrete de quem ela está sendo com você; em outras palavras, uma bela deixa pra botar a mão na consciência. É crucial, entretanto, que você não faça tempestade num copo d’água. Seja breve.

5. Não engula mais m**** nenhuma.
É importante começar a mudar o mais rápido possível. Além de não termos todo o tempo do mundo, quando se trata de relacionamentos, tendemos a entrar em padrões – as pessoas acostumam a se livrar das situações da mesma forma, e aí começam a pensar que sempre vão conseguir usando a mesma equação, e que você sempre deve reagir assim ou assado. “Se você sempre abaixa a orelha para os caprichos dela, vai ficando cada vez mais difícil de retomar o equilíbrio do poder”, destaca a especialista.

4. Pare de cair em joguinhos mentais. 
Num relacionamento ninguém deveria mandar, e mulheres mandonas sabem muito bem disso. É por isso que ninguém vai dizer ‘lave a louça agora’, mas ao contrário, esconder a instrução, disfarçando-a numa questão ou sugestão: ‘você gostaria de lavar a louça agora, ou daqui a pouco?’, ‘vai lavar a louça em breve?’, ‘você não acha que deveria lavar a louça?’. “Não deixe ela se livrar da responsabilidade com jogos mentais como esse: use a mesma tática para neutralizá-los  dizendo ‘não, eu não gostaria, mas talvez eu lave mais tarde’, ou ‘não, não acho que eu deveria’. Desta forma, você está respondendo a pergunta sem ceder à vontade dela”, propõe Danish.

3. Seja assertivo. 
Ás vezes a melhor maneira de vencer alguém mandão é ser mais assertivo e dizer algo primeiro. Por exemplo, antes que ela possa dizer ‘você não acha que é hora de lavar a louça?’ – dê um passo à frente e diga ‘vou levar o lixo pra fora, se você não se importar em lavar a louça...’. A menos que ela realmente esteja com energia extra pra argumentar, você a venceu, “e extinguiu a situação.”

2. Comprometa-se. 
Se você continua dizendo que fará tudo que ela quiser e eventualmente começar a se sentir que deu muita liberdade, bem, você perdeu sua dignidade. “Uma boa forma de solucionar isso é se comprometer – por exemplo: se ela quiser que você passe o aspirador de pó, diga que você fará somente a sala ou o quarto mais tarde; ou que você vai passar o aspirador somente se ela fizer outra coisa também, assim você tem pelo menos um acordo de mão dupla ao invés de um cenário mestre-escravo”. Combinado não pode sair caro.

1. Seja firme, homem!
Apesar de todas essas formas de evitar o conflito e consequente desafio, você ainda vai precisar às vezes falar com a sua mulher sobre o problema que está te aporrinhando. “Isso significa contá-la de maneira firme que você não vai fazer isso ou aquilo


Danilo Barba