Conhecendo as Probabilidades no Poker – Parte 1 Felipe Mojave, jogador e coach profissional do PokerStars, mostra como você pode usar a probabilidade a seu favor no poker gplus
   

Conhecendo as Probabilidades no Poker – Parte 1

Felipe Mojave, jogador e coach profissional do PokerStars, mostra como você pode usar a probabilidade a seu favor no poker

Confira Também

Muita gente enxerga o Poker como uma atividade difícil e complicada de se iniciar, pois entende que o jogo está baseado em uma matemática complexa, com probabilidades mil e que precisa de muito tempo para aprender a jogar.
 
A grande verdade é que isso não é uma verdade. Gostaram da minha frase complexa? Isso sim é complicado.
 
O Poker é um jogo simples de se aprender e não existe nenhum bicho de sete cabeças não. A matemática inicial do Poker é bastante básica e inclui apenas somas e porcentagens, que serão transformadas em probabilidades. Obviamente que mais para frente, outras questões entram aqui, como contas que dependem de alguns fatores, como as decisões dos seus oponentes em geral.
 
Obviamente que a parte psicológica tem enorme influência no Poker, mas a espinha dorsal é a probabilidade.
 
Mas o que seria efetivamente a probabilidade? É a chance de um resultado acontecer ou não - tão simples quanto.
 
Exemplo: Se você jogar uma moeda para cima, qual a probabilidade de sair Coroa? Naturalmente, a mesma probabilidade aqui de sair Cara, pois uma moeda tem dois lados apenas, sendo assim, a chance de uma das probabilidades ocorrer é de 50%.
 
Obviamente que lidando com um baralho, temos 52 cartas e as probabilidades são muito mais densas. Temos 13 cartas de cada naipe, ou seja, 4 naipes diferentes: Paus, Ouros, Copas e Espadas, à partir do 2 até o 9, e as figuras do T (Dez) até o A (Ás) - TJQKA.
 
Sendo assim, a probabilidade de você receber uma carta do naipe de Espadas, seria qual? Simples, se temos 4 naipes, Espadas representa 25% do baralho e está é a sua probabilidade (1 em 4).
 
Agora que você já está familiar com o baralho, qual seria a probabilidade então de receber um Ás como a sua primeira carta? Pegue um papel e uma caneta e veja como essa matemática é simples...
 
Se temos 52 cartas em um baralho e estamos falando de 13 cartas diferentes, agora nossa probabilidade vai ser calculada pela simples fração de 1/13, que transforma em percentual seria de 7,7% (1 divido por 13 vezes 100 = Probabilidade).
 
Agora, diferentemente de uma moeda, se você tirar uma carta do baralho, isso vai afetar o resultado da distribuição das demais cartas, não vai? Obviamente.
 
Se um Ás já saiu, agora temos apenas 3 Ases no baralho a serem distribuidos e também não temos mais 52 cartas, pois restam 51. Se você entendeu como essa conta funciona, pode fazê-la novamente. Do contrário, vou explicá-la mais uma vez para fixar o seu entendimento: 3/51 x 100 = 5,9% (da sua segunda carta recebida ser outro Ás).
 
Agora que vocês já aprenderam a calcular uma probabilidade básica no Poker, vamos avançar um pouquinho. Qual seria a chance de recebermos então a melhor mão do Poker? (Par de Ás).
 
Já conhecemos e entendemos os números para recebermos esse primeiro Ás (4/52) e também o segundo (3/52) e então temos que multiplicar os fatores. Essa matemática se chama Fatorial e vai nortear as nossas probabilidades.
 
Vamos lá:
 
(4/52) x (3/51) = (12/2652) = (1/221) = 0,45%
 
Dessa forma, a chance de recebermos um AA seria de 1 a cada 221 mãos, ou simplificando, 0,45% das vezes.
 
Pra você entender ainda melhor, se você estiver jogando com seus amigos em casa e estiver recebendo numa média 15 mãos por hora, isso quer dizer que você vai receber um AA a cada 15h de jogo. Se a sua partida demora em torno de 5h até acabar, significa que a cada 3 jogos com os seus amigos a sua expectativa é de receber um AA em apenas uma delas.
 
Enquanto parece muito difiícil receber o melhor par do jogo, receber qualquer par em sua mão seria facilmente calculado: (13/221) = (1/17) = 5,9%. Isso quer dizer que 6% das mãos que você receber serão pares.
 
Obviamente que você precisa decorar as probabilidades principais do Poker para que você possa ter um desempenho vencedor. E é justamente por isso que eu escrevi este artigo para ensiná-los como fazer isso. Com a prática do jogo, tenho certeza que automaticamente essas probabilidades vão ficar bastante evidentes, sem a necessidade de forçar decorá-las e, o mais importante, é aplicar a estratégia correta baseada nas probabilidades desses eventos acontecerem.

Mais pra frente, vou trazer a parte complementar desse artigo, ensinando outras probabilidades, de mãos contra mãos e também sobre como calcular suas apostas e o pote.
 
Espero que esse artigo seja de grande valia para quem está começando para que possa entender desde já como a matemática do Poker funciona e que esta não é uma tarefa muito complicada. Vale lembrar também que são poucas pessoas que jogam Poker que conhecem esses números. Acha que eu estou blefando? Então vamos lá e faça o teste. Pergunte para um amigo seu que joga (ou acha que joga) qual é a probabilidade do mesmo receber um par na mão em uma rodada de Poker. Garanto que a maioria não saberá, pois não tiveram o mesmo interesse que você, cujo acabou de conhecer essa probabilidade lendo esse artigo.
 
Grande abraço e até a próxima,


Felipe Mojave