Vantagens de Homens que se Relacionam com Gringas Encarar um relacionamento sério é sempre um desafio para nós, homens. Mas...e se for com uma mulher estrangeira? gplus
   

Vantagens de Homens que se Relacionam com Gringas

Encarar um relacionamento sério é sempre um desafio para nós, homens. Mas...e se for com uma mulher estrangeira?

Confira Também

Ao final de 2014 completei 10 anos de casado. Como “legado”, muitas histórias pra contar e 02 filhas para criar.
Estava com alguns amigos falando a respeito desta experiência da vida a dois quando, de repente, um deles me interrogou:

- Cara, você chegou a imaginar um dia que estaria casado? Mais importante: como é ser casado com uma pessoa que não nasceu em terras tupiniquins? Afinal, existem (des)vantagens em ser casado com uma mulher estrangeira?
Confesso que nunca havia analisado a situação sob este prisma. Afinal, casado é casado e ponto final. 
Porém, este meu amigo, absolutamente sem querer, me colocou a pensar em algumas características que podem ser particulares de quem se relaciona com as “gringas”. Algo como a “idiossincrasia dos relacionamentos amorosos globalizados”. Listei o seguinte:

#1  É uma ótima oportunidade para aprender, a fundo, um novo idioma
Havia recém-terminado um curso de Espanhol quando conheci minha esposa, uruguaia. Embora possuir esta base teórica tenha me auxiliado de início, me preocupei, com o passar dos anos, em aprimorar meu (hoje) segundo idioma. Passei a ver filmes na língua dela, ler livros, acessar sites locais. 

Tudo culminou em, vivendo em Montevidéu anos mais tarde, aprender boa parte das gírias e detalhes lingüísticos que me faltavam. Hoje, tenho por hábito – e mesmo por educação à minha esposa – manter algumas das conversas em casa no idioma nativo dela. Me pareceu uma boa oportunidade de retribuir o esforço de tê-la longe de sua terra natal.
Indiretamente, seu currículo fica enriquecido também.

#2  Se aprender uma nova língua já é ótimo, imagine-se assimilando uma nova cultura
O idioma é somente uma parcela da carga cultural de cada povo e região. Se, por si só, já é um enorme e prazeroso aprendizado, aproveite para mergulhar ainda mais nesta experiência e passe a conhecer e vivenciar mais a cultura de sua companheira. O que pude aprender nestes últimos 10 anos sobre diferentes gastronomias, formas de pensamento, comportamento interpessoal não paga qualquer intercâmbio. Seguramente você se sentirá um homem mais completo.

#3 É também uma oportunidade enriquecedora para quem tem filhos
Acredito que minhas filhas poderão ter uma formação mais completa se soubermos explorar, como família, toda a riqueza de duas culturas, de duas pessoas com costumes diferentes em função dos países em que nascemos. 
Elas poderão, de antemão, lidar com dois idiomas naturalmente, procurar assimilar determinadas características mais positivas que cada país pode ter em detrimento do outro, usufruir de dois ambientes culturais simultaneamente – além do papai de economizar algumas parcelas do CCAA ;-)

Olhando pelo retrovisor para responder, então, à curiosidade de meu amigo, entendo que existem sim algumas vantagens em manter um relacionamento com mulher estrangeira. 
Veja: isto não é uma “ode ao amor intercontinental” ou um “plano amoroso de fomento ao Mercosul”. Antes de tudo, o “pano de fundo” desta história é o mais importante: o amor.


Rodrigo Moreno