Contraproposta: solução ou cilada? Se você acha que chegou a hora de mudar de emprego e teu chefe te segura com um aumento, é hora de analisar a situação e pensar nos prós e contras. gplus
   

Contraproposta: solução ou cilada?

Se você acha que chegou a hora de mudar de emprego e teu chefe te segura com um aumento, é hora de analisar a situação e pensar nos prós e contras.

Confira Também

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, as empresas estão em constante busca por profissionais capacitados e os profissionais, por sua vez, estão sempre atrás da melhor oportunidade para crescer e ganhar dinheiro.
Quando a bate aquela dúvida e você se questiona se é a hora de mudar de emprego, é preciso ter cautela e tomar a decisão correta. É possível que seu atual chefe te ofereça algum aumento, bônus ou benefícios para te manter na equipe, mas será que realmente vale a pena aceitar uma contra proposta?

Gisleine Camargo é gerente na área de assessoria em gestão de pessoas da KPMG no Brasil e, logo de cara, já aponta o primeiro exemplo que pode te ajudar a tomar a decisão correta. “Se existe a dúvida, é sinal que alguma coisa não está bem em seu atual emprego. Nessa hora é preciso analisar a situação e tomar uma atitude definitiva”, afirma.

Confira os principais pontos que devem ser analisados para saber se a troca vale a pena.

1) Decisão tendenciosa
O que não está bem no seu trabalho? É preciso analisar o contexto antes de tomar qualquer decisão. “É como a relação entre marido e mulher. A rotina no trabalho tem seus altos e baixos, mas é preciso ter cuidado para não agir no desespero”, aconselha Gisleine. É preciso digerir o assunto e analisar o que está em jogo.

2) Entender o que te motiva a trocar de emprego
É o trabalho? É o salário? É o ambiente do local e as pessoas?

3) Peça ao seu chefe referências sobre o seu trabalho
Se tiver dúvidas sobre o que ele pensa de você, peça uma análise, mas também esteja preparado para o que pode ouvir. “O feedback ajuda a nortear o funcionário. É uma oportunidade para entender o que o empregado tem de bom e saber o que está faltando”, diz Gisleine.

A partir desta análise, você está mais apto para decidir se vale a pena seguir onde está ou se chegou a hora de buscar novos desafios.

Os perigos da grana extra

No geral, a contra proposta oferece perigo para quem a aceita. Não é tão simples quanto se imagina aceitar uma grana extra para continuar onde está. André Massaro, educador financeiro e especialista em finanças sociais listou para o AreaH cinco razões para recusar uma contraproposta de emprego. Analise:

1-Você precisou ameaçar seu empregador
Uma relação (seja ela profissional, pessoal ou de qualquer outra natureza) nunca é saudável se você precisa fazer ameaças para conseguir o que deseja ou para que te dêem o valor devido.
Por que seu empregador não te ofereceu um aumento ANTES de você ameaçar ir embora? Se antes ele não podia te pagar um aumento, seja por que razão fosse, por que agora “de repente” ele pode? De onde veio esse dinheiro?
Lembre-se: se você precisou ameaçar uma vez, é provável que tenha que fazê-lo novamente no futuro.

2-Você já demonstrou seu empregador que está insatisfeito
Exceto em algumas situações, como quando se está em início de carreira e em fase de experimentações, ninguém troca de emprego “por esporte”. Se você está trocando de emprego ou é porque você recebeu uma proposta indecentemente irrecusável, ou por algum motivo de força maior (como uma mudança de cidade ou país) ou porque você está insatisfeito com seu atual emprego.
No momento em que você anuncia que vai abandonar o barco, seu chefe entrará em pânico (considerando que sua função na empresa seja algo importante e que você não seja facilmente substituível) e vai ficar com medo de “ficar na mão”, e isso o levará a fazer uma contraproposta.

Mas saiba que, a partir daquele momento, sua lealdade será severamente questionada e, caso você permaneça na empresa, isso será sempre lembrado (especialmente na hora das promoções e das premiações).

3-Você não vai durar muito...
Existem estudos estatísticos feitos por associações de profissionais de recursos humanos nos EUA que indicam que em torno de 80% dos profissionais que aceitam contrapropostas de seus empregadores acabam deixando a empresa nos seis meses seguintes. E acredite, aqui no Brasil a coisa não deve ser muito diferente...
Isso acontece, em geral, por duas razões:
A primeira é que você teve seu aumento, mas as razões da sua insatisfação ainda estão lá. A sua felicidade com o “dinheiro extra” vai passar logo e você desejará, novamente, deixar a empresa.
A segunda razão é porque seu chefe entrou em pânico e concedeu o aumento porque se sentiu ameaçado. Mas imediatamente após você ter aceitado a contraproposta, ele começará a procurar um substituto (de preferência melhor e mais barato) para você. Acredite, ele não vai querer ser ameaçado de novo por você no futuro...

4-Você vai “se queimar” com seu novo empregador
Se você recebeu uma contraproposta, é porque deve ter recebido uma proposta de outra empresa antes e a aceitou (a não ser que você seja um grande blefador).
No momento em que você aceita uma proposta de emprego, você assumiu um compromisso. Mesmo que não tenha assinado nada, há um comprometimento moral envolvido. Cada quebra de compromisso é uma mácula em nossa reputação, e em tempos de internet e de redes sociais, nossa reputação é mais exposta e mais frágil do que jamais foi.
Não “pise na bola”, pois no futuro será mais difícil contar com a boa vontade das pessoas caso você dependa disso.

5-Contraproposta é uma espécie de suborno
Apenas uma pergunta: “Onde está sua dignidade”?
Se você tomou a decisão de abandonar a empresa, é porque você refletiu, pesou os prós e os contras e tomou a decisão racionalmente. Você não é um indivíduo imaturo, que dá chiliques toma decisões impulsivas (bem... pelo menos eu espero que não).
Sua decisão está bem fundamentada, por isso vá lá e CUMPRA SEU PLANO. Se for preciso, faça uma lista de todos os motivos pelos quais tomou a decisão de sair e leve-a com você. Leia-a quantas vezes for preciso, e leia-a de novo assim que receber a contraproposta (se receber), pois assim evitará cair em tentações.