Educação Financeira - além do orçamento doméstico Mais que ensinar a organizar as contas da casa, os cursos de educação financeira te ajudam a planejar a independência financeira gplus
   

Educação Financeira - além do orçamento doméstico

Mais que ensinar a organizar as contas da casa, os cursos de educação financeira te ajudam a planejar a independência financeira

Confira Também

Manter as contas da casa em dia e ainda conseguir guardar dinheiro para uma viagem ou até mesmo a aposentadoria não é das tarefas mais simples. E é por isso mesmo que muitas instituições criaram cursos de educação financeira.

Mas essas aulas não consistem apenas em colocar numa planilha as contas de luz, água, telefone e companhia. Organizar o orçamento pessoal ou familiar vai muito além e, depois de um curso desses, há até quem possa conseguir ganhar dinheiro passando para frente seus conhecimentos.

Teoria e Prática
Os cursos de educação financeira são de curta duração, com uma média de seis a oito horas no total, que podem ser cumpridas em um ou dois dias. As escolas têm métodos próprios, mas visam de forma geral que o aluno aprenda a gerir seus ganhos e gastos.

O professor José Alberto Netto Filho, do curso de Educação Financeira da Bovespa, explica que as aulas são feitas com dinâmicas, onde os alunos analisam situações parecidas com as que eles enfrentam em suas vidas financeiras. Para isso, as turmas são separadas por perfis, como Master, para universitários e adultos, e o Família, para quem já tem obrigações da casa para cuidar.

Quem está na turma Master aprende, por exemplo, quais são os custos ligados a compra do primeiro carro. Já os alunos da Família aprendem a lidar com o controle de gastos da casa.

Já o curso do Instituto DSOP tem como meta que o aluno descubra como se tornar financeira independente na idade que pretende, sem depender da aposentadoria. Para isso segue quatro passos: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

O aluno analisa a situação financeira em que se encontra, aprendendo a evitar ou se livrar das dívidas; define os seus sonhos, suas metas em curto, médio e longo prazo; aprende a aplicar e investir seu dinheiro, e realizar boas compras; e encontra  valor da sua independência financeira, sua aposentadoria.

Rentabilizando
O professor Netto afirma que, depois do primeiro intuito de apresentar os princípios e fundamentos, onde aluno aprende que pode ser competente em poupar dinheiro, chega a segunda parte do curso da Bovespa: como investir, formar patrimônio, rentabilizar a reserva.

Além dos cursos do Educar, de Educação Financeira, a Bovespa também tem o curso Como Investir em Ações, que explica os conceitos e funcionamentos do mercado de ações.

BM&FBOVESPA
Os cursos da Bovespa são gratuitos.
Rua XV de Novembro, 275
Tel.: (11) 2565-4000
http://www.bmfbovespa.com.br

Já quem faz o curso da DSOP, além de aprender a lidar com as próprias finanças, pode ainda ganhar dinheiro ensinando outras as mesmas técnicas.

O Instituto oferece o licenciamento de educadores financeiros com o método DSOP. Participar do curso intensivo de Educação Financeira já é um pré-requisito. Depois, é preciso participar da capacitação para ministrar o curso e dos treinamentos sobre o tema. E, é claro, tem que usar o material didático adquirido na escola.

DSOP Instituto de Educação Financeira
O curso de Educação Financeira custa R$660,00 – 20% de desconto para pagamento à vista ou pode ser dividido em 3 parcelas sem juros
Av. Paulista, 726 - conjunto 1210
Tel.: (11) 3177-7800
http://dsop.com.br/