Modeladores para cabelos masculinos: qual usar? Conheça as diferenças entre gel, cera, pomada, mousse e sprays finalizadores e saiba qual é o ideal para seu penteado gplus
   

Modeladores para cabelos masculinos: qual usar?

Conheça as diferenças entre gel, cera, pomada, mousse e sprays finalizadores e saiba qual é o ideal para seu penteado

Confira Também

Homens de todo o mundo já usaram alguma coisa para dar um tapa nos cabelos. À sua moda fizeram empinaram topetes, esculpiram moicanos, controlaram cachos e fizeram outros penteados. Já usaram vaselina, óleo de milho e até gema de ovo, dá para acreditar? Mas ainda bem que a ciência avançou e colocou no mercado uma variedade de produtos. São tantas opções que chega a ser normal não saber ao certo as diferenças entre os modeladores e qual se encaixa melhor com seu estilo de cabelo ou penteado desejado. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre eles. Confira

Gel
Admita, você também já usou. O diferencial do gel é seu efeito "molhado" e a forte fixação, que permite penteados de deixar, literalmente, o cabelo em pé. No entanto, se você usar gel não haverá a possibilidade de moldá-lo ao longo do dia . Apesar do forte brilho ter sido por muito tempo a 'cara' do gel, algumas marcas (mais caras) já vendem gel sem tal efeito.

Com o passar do tempo, os géis foram se desenvolvendo e alguns já apresentam protetor solar em suas fórmulas, o que é uma muito bom para proteger o couro cabeludo dos raios ultravioletas. Hoje em dia não há muitos géis com álcool em sua composição, mas se você encontrar algum, evite-o. Segundo o médico Marcelo Pitchon, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, o gel com álcool pode irritar o couro cabeludo e ressecá-lo. Marcelo também alerta que em pessoas com inflamação no couro cabeludo o álcool pode até provocar dores.

Cera
Com textura mais dura que a do gel (algumas são até comercializadas em bastão), em geral, as ceras não dão muito brilho ao cabelo. Apesar da maioria delas não ter fixação tão forte a ponto de fazer penteados rockabilly, por exemplo, já existem ceras que dão este resultado e ainda mantêm o aspecto natural.

A aplicação de algumas ceras exige que você use pouca quantidade e a esfregue na mão até ela ficar parecida com uma cola. Aí é só aplicar. Cuidado para não aplicar muito: em invés de seu cabelo ganhar mais fixação, ele vai ficar com a aparência que você não o lava há diiias.

Pomadas
Ao contrário das ceras que dão brilho mediano aos cabelos, as pomadas dão um aspecto mais seco, fosco. Elas são tão úteis para fazer penteados mais estilizados quanto para usar no dia a dia. Em sua maioria, as pomadas são vendidas em tubos e, bem, têm consistência de pomadas.

Mousse
Com média fixação e alto brilho, as loções são uma ótima opção para quem pretende fazer penteados clássicos, com o cabelo jogado para trás. Não espere conseguir arrepiar seus cabelos com as loções de modelagem. Para cabelos ondulados, as loções podem se mostrar bastantes eficientes para controla-los e defini-los.

Spray
Existem diversos tipos de sprays para cabelos. Uns são melhores para dar brilho e outros para a fixação. Apesar da grande variedade desses produtos, no geral, eles não deixam os cabelos grudentos e são melhores para fixar do que para modelar.

 


Guilherme de Souza Guilherme