7 Famosos adeptos do Santo Daime Maitê, Lindsay, NeyMatogrosso. Saiba quais famosos contribuíram para a popularização do alucinógeno natural e o Santo Daime gplus
   

7 Famosos adeptos do Santo Daime

Maitê, Lindsay, NeyMatogrosso. Saiba quais famosos contribuíram para a popularização do alucinógeno natural e o Santo Daime

Confira Também

Lindsay Lohan está de volta no pedaço. A mina, uma jovem promissora que surgiu ruiva e talentosa no filme “Meninas Malvadas”, escorregou na maionese há uns dez anos e passou a frequentar a sessão tititi dos tabloides. Primeiro vieram os problemas com o peso e a bulimia. Nos sets de filmagens, falta de profissionalismo. Fora dele, brigas com a namorada, com a família tão treze quanto ela, prisões e internações em clínicas de reabilitação contra o uso de drogas. Agora, depois de passar oito anos livre, porém vigiada pela justiça norte-americana, a atriz lançou, aos 28 anos, uma linha de roupas, gravou uma participação no CD do Duran Duran, namora sério um rapaz e teve atuação elogiada pela crítica em sua primeira vez no teatro, em Londres. 

Finalmente quite com a Justiça, advinha a quem ela deu graças por essa reviravolta? Não, não foi a Deus ou Jesus Cristo. Mas à ayahuasca, o chá alucinógeno usado em celebrações do Santo Daime. “Mudou a minha vida”, disse ao “The Sunday Times” a atriz, que procurou um xamã que a apresentou à bebida muito utilizada por povos indígenas. Na alucinação toda que encarou, diz ter visto seu nascimento e a sua morte. A experiência, revelada por Lilo, a fez se “desprender de todo o lixo do passado”.  No Brasil, foi na década de 80 que o Santo Daime, a religião que usa a ayahuasca, ganhou notoriedade e se popularizou no Sul e Sudeste. Veja 7 famosos que contribuíram para a popularização do alucinógeno natural e o Santo Daime. 

#1 Maitê Proença – a atriz da Globo tomou o chá durante três anos. “Fiz por paixão, como autoconhecimento, tirando muitas casacas, muitos mecanismos que a gente tem e acha que é necessário para uso social. Foi um processo demorado e dolorido”, disse ela.

#2 Ney Matogrosso – o cantor experimentou o Daime por um ano em meio: “Foi um autoconhecimento. Parei porque estava fazendo análise diariamente. Ainda tenho vontade de tomar Daime, sozinho, no meio do mato”.

#3 Lucélia Santos – alçada à fama em “A Escrava Isaura”, a atriz usou o chá nos anos 80. “Pra mim o Daime é a hóstia consagrada, é o próprio sacramento”, afirmou ela, à época. 

#4 Sting – o ex-vocalista do The Police descreveu em sua autobiografia a experiência que viveu após provar o alucinógeno: “Cada flor, cada inseto, me chamava. Era uma sensação de estar conectado que me fascinou”.

#5 Elke Maravilha – a modelo e atriz russa diz ter se conhecido bastante graças ao Daime. “Tomei ayahuasca, que não passa de um LSD natural.”

#6 Olívia Newton-John – até mesmo a angelical estrela de “Grease” experimentou o Daime em viagem a uma selva peruana. “Participei do ritual da ayahuasca sob a indicação de um curandeiro e passei alguns dias com os índios”, contou.

#7 Zé Carlos Machado – o ator que interpreta o psicólogo Théo em “Sessão de Terapia” diz tomar e estudar a ayahuasca e fazer trabalho de cura por meio do alucinógeno. 


Rodrigo Cardoso