Por que você deve conhecer a Rota 66 Estrada que atravessa grande parte dos EUA tem quase 4 mil km de extensão gplus
   

Por que você deve conhecer a Rota 66

Estrada que atravessa grande parte dos EUA tem quase 4 mil km de extensão

Confira Também

O sonho de praticamente qualquer motociclista é juntar um grupo de amigos e andar pela Rota 66. Extremamente famosa ao redor do mundo, possui muitas histórias e paradas obrigatórias ao longo de seu percurso.

A estrada recebe esse nome por ter feito parte do plano nacional de estrada nos EUA. Foram construídas 96 rodovias, as que percorriam o sentido norte-sul eram ímpares e as que percorriam leste-oeste pares.

Quando foi inaugurada, em novembro de 1938, possuía 3945 km de extensão, começando no estado de Illinois e terminando na Califórnia. Cruzava 8 estados e cerca de 200 cidades. Atualmente, ainda é possível circular por cerca de 85% do traçado original. Por atrair muitos turistas e comercio, ela foi fundamental no desenvolvimento dos vilarejos por onde passa.

A Mother Road (estrada mãe, em português), está um pouco abandonada hoje em dia. Por ter perdido muito fluxo após a construção de novas estradas mais modernas e seguras, mantê-la bem conservada ficou em segundo plano. Por isso, em alguns locais, a Route 66 simplesmente acaba, sem nenhum aviso, em outros é tomado por mato ou até é incorporada à cidade.

Ela ganhou muita fama após o filme Easy Rider, gravado em 1969. Nele dois amigos viajam pela estrada de moto, mostrando toda sua beleza e particularidades. Depois disso, chamou muita atenção de motociclistas do mundo todo, e muitos já dirigiram por lá.

Além disso, apareceu também nos filmes Forrest Gump, Golpe de Mestre e Route 66 (documentário específico sobre a estrada).

Durante o percurso, são muitas curiosidade e paradas quase que obrigatórias. Os mais comentados são os inúmeros motéis ao longo dos atuais 3360 km transitáveis. Alguns deles nem funcionam mais, porém, devido à história por trás, mantiveram a fachada conservada. Outros ainda funcionam e abrem diariamente.

Duas paradas são bem diferentes e especiais para os mantes de automóveis: a primeira é o Cadillac Ranch, no Texas. São 10 Cadillac’s de anos diferentes e com pinturas bem exuberantes enterrados na areia. O outro é para quem gosta de desenho animado. O guincho enferrujado Mate, do filme Carros está estacionado em Kansas. A rota 66 passa pela fictícia cidade de Radiator Springs.

O maior monumento dos EUA está perto da Rota 66, o Gateway Arch fica em Saint Louis e possui 192m de altura e também é uma parada muito interessante a se fazer. Outro lugar interessante para se visitar é o posto de gasolina mais antigo do mundo, localizado no Novo México. 

Não tem um tempo mínimo para ficar na Rota 66, mas os guias costumam aconselhar no mínimo 14 dias para conhecer bem todas as paradas e não deixar nada interessante passar pelo retrovisor.


Arthur Gabor