Churrasco vegetariano: como fazer? Churras é sinônimo de carne? Não mais. Quem não come carne pode optar por um delicioso churrasco vegetariano gplus
   

Churrasco vegetariano: como fazer?

Churras é sinônimo de carne? Não mais. Quem não come carne pode optar por um delicioso churrasco vegetariano

Confira Também

Para todo bom amante de carne, ter um amigo vegetariano no churrasco do fim de semana pode ser um saco. Mas engana-se quem pensa que os vegetarianos não curtem um bom churras, a diferença, entretanto, está nos ingredientes, que juntos formam um delicioso churrasco vegetariano. Bastam apenas alguns legumes, queijos, temperos, espetos e uma brasa quente.

E não pense que a troca da picanha ou linguiça por “meia dúzia” de legumes é uma ofensa ao seu paladar carnívoro. No churrasco vegetariano, é possível criar temperos e usar receitas que simulam ao máximo a experiência de comer carne. A maioria das receitas envolve vegetais grelhados, frutas e até mesmo opções com proteína que simulam carnes. 

Ficou com vontade (ou ao menos curioso) para experimentar? Então confira agora um guia detalhado de como fazer um churrasco vegetariano que lhe renderá ótimos elogios.

LEGUMES

Mais saudável (e saboroso), os legumes podem dar um toque especial no churrasco vegetariano. Os principais legumes que podem ser preparados na grelha são: abobrinha, batata, cogumelos, pimentão, cebola, milho verde, berinjela, abóbora e cenoura. Depois de bem temperados com azeite, alho, sal, shoyo ou ervas, os legumes podem ser cortados em cubinhos e ir direto para a churrasqueira ou embrulhados em papel alumínio antes disso. 

Mas fique atento, batatas e as cenouras, por exemplo, são mais densas do que os outros alimentos, logo, demoram mais para ficar prontas. Nestes casos, dê uma pré-cozida neles antes de mandá-las para a churrasqueira. Há, e fique atento, pois alguns legumes, com exceção da batata e cenoura, podem ficar prontos quase que instantemente. Então, não desgrude o olho da grelha. 

ESPETINHOS 

Você pode fazer espetinhos deliciosos com pedaços de cebola, tomate, berinjela, abóbora, abobrinha, cenoura e, para os gourmet, shitake e tofu. Alternativa é o que não falta para inovar. Dá para intercalá-los com tofu, torresmo de soja e queijo coalho, por exemplo. O seitan, alimento à base de trigo e com proteínas, também pode ser feito no espeto após passar 45 minutos marinando.

Use a imaginação e monte diversos conjuntos de espetinhos. Algum deles, com certeza, chamará mais atenção que todos os outros pelo sabor exótico.

CARNE DE SOJA

Diferente de nós, carnívoros, os vegetarianos possuem o costume de comer carne feita de soja – que é tão boa quanto a nossa quando bem temperada. É bem menos calórica, menos gordurosa e é repleta de proteína. Ela pode ser facilmente encontrada em mercados, geralmente como hambúrguer, ou pode ser feita à mão. Relatos dão conta de que o sabor é bem semelhante ao da carne normal, então todos os convidados podem gostar do prato. Para preparar, você pode usar shoyu, salsinha e azeite. 

PEIXES

Alguns vegetarianos “radicais” substituem a carne vermelha por determinados peixes, o que não deixa de ser uma opção na hora do churrasco vegetariano. É uma excelente fonte de proteínas, rico em ômega três e outros nutrientes, sem contar que na churrasqueira fica delicioso. Os peixes mais indicados para churrasco são: bacalhau, sardinha, salmão e alguns peixes de água doce como pintado, dourado e pacu. 

FAROFA
Quer coisa mais brasileira e saborosa que uma boa farofa? Você pode usar farinha de soja com cenoura e beterraba raladas, cebola bem picadinha, alho poró, farinha de mandioca, sal, pimenta e umas castanhas para ficar crocante, por exemplo.

ACOMPANHAMENTOS
Você pode curtir o churrasco vegetariano com arroz integral, que traz a saciedade, salada à vontade, o clássico e delicioso pão de alho, queijo coalho e espigas de milho, que é outra opção bem bacana e super simples de ser feita. 

SOBREMESA
Frutas e chocolate (meio amargo) é o encerramento perfeito e saudável para seu churrasco vegetariano! Você pode fazer abacaxi ou banana na brasa, ou mesmo enrolar pêra ou maçã num papel alumínio e colocar para grelhar, em forma de espetinhos ou inteiras. Com chocolate, você pode derretê-lo e fazer um delicioso fondue, misturando com frutas como uva, morango e kiwi.


Nathalia Marques