Frases que os bem-sucedidos evitam Quer chegar ao topo? Evite soltar uma dessas no escritório e você terá meio caminho andado gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Frases que os bem-sucedidos evitam

Quer chegar ao topo? Evite soltar uma dessas no escritório e você terá meio caminho andado

Confira Também

Por Danilo Barba

Você quer chegar lá. Todos nós queremos. E, se você não estiver conseguindo, pode ser culpa do seu mau jeito com as palavras. Não é brincadeira: o que sai da sua boca pode mesmo minar suas chances de obter sucesso. 

As coisas que você diz no escritório, não importam quão inofensivas pareçam ser – ou realmente sejam -- podem estar te afundando num cargo insatisfatório, que toma todo o seu tempo, e impede a escalada rumo a uma posição maior. De repente você é a carta fora do baralho e nem sabe por quê. 

Mas vamos lá, sua carreira – e todo o esforço que veio com ela – não podem ir por água abaixo por um descuido como este. Aqui vão sete dicas de como “neutralizar” certas respostas negativas e comprometedoras no trabalho, caso você realmente queria alcançar o sucesso que tanto merece: 

1. “Isso não é meu trabalho”
A melhor opção é agendar um tempo para conversar com seu chefe sobre o seu papel. Uma conversa especificamente sobre o seu lugar na organização é um bom gancho para iniciar o assunto sobre os detalhes da descrição de seu trabalho, e não no momento em que seu chefe – em apuros -- te pede para resolver alguma coisa. Não importa o quão estressado e sobrecarregado você já esteja, ou a importância da solicitação: soltar essa frase só faz você parecer preguiçoso e desempolgado.

Quando aceitou sua posição atual você já tinha uma boa noção de quais seriam suas responsabilidades e a carga de trabalho que a posição exigiria. Ao longo dos meses ou anos, no entanto, é natural que seu papel tenha se expandido e mudado. Quando um chefe ou gerente joga mais responsabilidades em seus ombros já doloridos, pode ser tentador soltar essa frase clássica, exemplo de desânimo e desmotivação. Por isso é bom evitar. 

2. “É impossível de ser feito”
Minar possibilidades faz você parecer um desistente – e desistentes não são promovidos. Em vez de jogar um projeto inteiro no lixo, molde sua resposta encontrando formas alternativas de obter o trabalho realizado. Pouquíssimas coisas são verdadeiramente impossíveis, e a maioria dos gerentes e executivos busca por solucionadores de problemas com visão ampla e focada no futuro; estes são os convidados a subir a escada corporativa. Se você oferecer soluções em vez de desistir, será visto como um membro valioso da equipe.

3. “A culpa não é minha”
Passar a bola para um colega de trabalho certamente não irá acabar em promoção. Ninguém quer trabalhar com alguém que põe a culpa nos outros. Até porque é só uma questão de tempo até que suas vítimas passem a culpar você. Assuma seus erros em vez apontar onde os outros erraram. Admitir um erro mostra caráter e habilidade de aprender e crescer com os equívocos e falhas.

4. “Ficará pronto num minutinho”
A não ser que algo vá realmente levar apenas 60 segundos, evite ao máximo prometer e não cumprir. Dizer que algo irá levar apenas “um minutinho” também tem o efeito colateral de minimizar seus esforços. Muito provavelmente, a razão pela qual a tarefa não vai demorar muito se deve ao benefício da sua experiência profissional e perspicácia. Ao dizer que vai tomar "apenas" um minuto do seu tempo, você não está valorizando o que leva para a mesa. 

5. “Não preciso de ajuda”
O tipo lobo solitário acidentado pode ser o herói da maioria dos filmes de ação, mas é improvável que se torne um líder na empresa. Você pode até pensar que é possível desenvolver um projeto sozinho, ou mesmo sua carreira, porém o trabalho em equipe é essencial. Ser capaz de trabalhar com os outros é a marca registrada de um bom líder; é praticamente impossível que você suba de cargo caminhando sozinho. 

6. “Isso não é justo”
A vida não é justa, e frequentemente sua carreira também não será. Em vez de reclamar, você deveria buscar diferentes soluções para os problemas que encontrar. É injusto um colega de trabalho por em prática o projeto que você queria? Bem, talvez seja, mas é melhor você correr e se concentrar nos seus afazeres do que ruminar essa história. Encontrar uma solução será sempre preferível na sua vida profissional, e não perder tempo precioso se lamentando.

7. “É assim que sempre foi feito”
Fazer as coisas do jeito que sempre foram feitas não tem nada a ver com o mundo dos negócios. Basta perguntar a qualquer homem de negócios e você saberá a resposta. Adaptar-se a um mercado em constante mudança é realmente a única maneira de sobreviver numa economia constantemente interrompida pela próxima grande sensação do momento. 

Não que você precise ser um escravo das tendências, mas também não pode parar no tempo, esperando que as coisas surjam do além. É mais provável que você atinja o cargo dos sonhos se sugerir soluções criativas para novos problemas e inovar sempre que puder.