Que tal um happy hour em casa com direito a sommelier de cerveja? Especialista em cerveja promove curso sobre a bebida na casa do cliente de forma informal e descontraída gplus
   

Que tal um happy hour em casa com direito a sommelier de cerveja?

Especialista em cerveja promove curso sobre a bebida na casa do cliente de forma informal e descontraída

Confira Também

Já pensou em reunir os amigos para um happy hour em casa e, ainda, aprender mais sobre o universo cervejeiro com quem entende do assunto? Essa é a proposta do TasteLab At Home, um mini curso apresentado por Rodrigo Sawamura, eleito melhor beer sommelier do Brasil e vencedor do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja em 2016. 

Com formato descontraído, a ideia é que os alunos entendam um pouco mais sobre a história e curiosidades da bebida, incluindo maneiras de harmonizar com petiscos e pratos especiais.

De acordo com Sawamura, que é formado em engenharia de alimentos e é um dos chefs de cozinha do bar Balcão 304 e da empresa OsChefs, há um interesse cada vez maior dos brasileiros pelo assunto. "As cervejas artesanais continuam ganhando espaço no dia a dia dos consumidores, visto o número de bares e lojas que abriram dedicados ao tema. Além disso, o ato de receber as pessoas em casa está em alta", afirma. 

Segundo um estudo recente feito pelo Instituto Nacional da Cerveja Brasil (ICB), houve uma taxa de crescimento das cervejarias artesanais na ordem de 17%, com um total de 372 unidades atualmente, e uma expectativa que o país tenha cerca de 500 até o final de 2017.

"Os alunos buscam leveza e informação ao mesmo tempo, por isso acabo montando as apresentações de acordo com o perfil da turma. Sempre converso com os envolvidos antes para entender o nível de conhecimento e o gosto culinário deles", afirma. O curso de degustação conta ainda com uma palestra sobre cervejas especiais, degustação técnica de quatro a seis rótulos da bebida e sugestões de harmonização com pratos que podem ser experimentados na hora.

Um dos temas que mais chamam a atenção, por exemplo, é a harmonização de cerveja artesanal com doces. Segundo Sawamura, a versatilidade da bebida chama a atenção e possibilita diferentes combinações. "São mais de 150 estilos. Temos cerveja sem álcool, com mais de 20% de graduação alcoólica... Sempre tem algum estilo que acompanha perfeitamente uma refeição", finaliza. Os valores variam entre R$ 80 e R$200 por pessoa, dependendo do formato.


Nathalia Marques