Sexo na gravidez: as 10 melhores posições Veja as melhores posições para praticar sexo com a parceira durante a gravidez gplus
   

Sexo na gravidez: as 10 melhores posições

Veja as melhores posições para praticar sexo com a parceira durante a gravidez

Confira Também

Dizem que a vida sexual de um casal é um dos primeiros pontos afetados na relação após a descoberta da gravidez. Em uma mistura de hormônios, questões físicas e emocionais, muitas vezes o sexo acaba ficando para escanteio (ou pior, vai para o banco de reserva). Porém, futuro papai, saiba que não precisa ser assim.

Geralmente, caso não existam problemas diagnosticados, como sangramentos, contrações fortes e risco de parto prematuro, as relações sexuais podem ser realizadas normalmente durante toda a gestação. Aliás, muitas mamães confirmam ter mais “fogo na roupa” nessa época, graças aos hormônios da endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina  que esta em constante mudança. 

E se você é daqueles que recusam sexo neste período com medo de machucar o bebê, esqueça a ideia: eles ficam bem protegidos pelo líquido amniótico e, a menos que o ato sexual seja extremamente bruto, não há chances de machucar o bebê.

Como algumas posições ou mesmo um sexo selvagem pode causar dor e desconforto na futura mamãe (e isso é o que você menos quer agora), selecionamos aqui as posições mais confortáveis para testar o sexo na gravidez. Escolha as suas preferidas – indicamos todas – e aproveitem bastante!

#1 – DE JOELHOS. Você se ajoelha e ela fica apoiada em um dos joelhos. A mulher pode abraçar a sua cintura com a outra perna também. Essa posição é sugerida para os primeiros três meses de gravidez, quando o útero ainda não se dilatou muito.

#2 – DE QUATRO. Nesta posição, a mulher mantém a barriga totalmente solta, enquanto o homem, ajoelhado, controla a penetração. A postura é bastante confortável durante o primeiro trimestre. Nos últimos três meses, a barriga pesada desequilibra a coluna, que fica mais vulnerável nessa posição.

#3 – PELVE LEVANTADA. Enquanto ela se deita sobre alguns travesseiros (que devem estar acomodados sob a coluna), você, de joelhos, controla a penetração. Assim, a barriga fica livre. A posição pode ser feita até o sétimo mês. Depois disso, com a barriga muito grande, a posição tende a ficar desconfortável.

#4 – DE LADO. É uma das posturas mais confortáveis para a grávida e poderá ser praticada durante a gestação toda. O casal se encaixa de lado e a mulher pode usar um travesseiro pequeno sob a barriga para mantê-la apoiada. Uma vantagem é que a coluna, às vezes prejudicada pelo peso da barriga, se mantém em linha reta.

#5 – SENTADA. Sentada de frente e sobre você, sua parceira estará à vontade para controlar os movimentos e a intensidade da penetração. Isso permite que ela mantenha a barriga livre, sem nenhuma pressão. Uma postura agradável e suave principalmente a partir do oitavo mês, quando a barriga está mais dolorida devido ao aumento do útero.

#6 – PAPAI E MAMÃE. Para não pressionar a barriga da parceira, o parceiro não deita totalmente sobre ela. Mantém o tronco um pouco elevado. Assim não há pressão no útero – essencial a partir do segundo trimestre.

#7 – CRUZ. Essa é uma alternativa pela qual o casal pode optar até o final da gestação. A mulher fica deitada com as pernas flexionadas sobre o corpo do parceiro, que se encaixa nela de lado. Nessa postura, o conforto para a mulher é extremo já que além da coluna bem posicionada.

#8 – DE FRENTE. A mulher fica sentada sobre você, de frente, e ambos seguram os pés um do outro. O arranjo permite ao casal balançar, em um estimulante movimento de vai-e-vem, e deixa a barriga livre. Além disso, evita a pressão sobre o diafragma – com o aumento do útero, a tendência é que o órgão comprima o músculo respiratório e dificulte um pouco a respiração. Com essa posição, a liberdade e o conforto são maiores.