Vida sexual ativa aumenta a inteligência Segundo pesquisadores, uma vida sexual ativa aumenta a inteligência principalmente em pessoas mais velhas gplus
   

Vida sexual ativa aumenta a inteligência

Segundo pesquisadores, uma vida sexual ativa aumenta a inteligência principalmente em pessoas mais velhas

Confira Também

Se você queria uma boa desculpa para transar mais, ela acabou de se apresentar em forma de estudo: o sexo torna, sim, as pessoas mais inteligentes. Especificamente nas mais velhas se a atividade sexual acontecer regularmente. 

Para comprovar isso, estudiosos das universidades de Oxford e Coventry analisaram 73 participantes - 28 homens e 45 mulheres -, com idades entre 50 e 83 anos, e as suas atividades sexuais. Deste número, 37 disseram que fizeram sexo semanalmente, 26 mensalmente e 10, nunca.

Os testes incluíram tarefas como nomear o maior número de animais possível ou um número “x” de palavras começando com uma determinada letra em menos de 60 segundos, além de desenhar uma cópia de um relógio complexo da memória. 

O estudo, que foi publicado nas The Journals of Gerontology, Série B: Ciências Psicológicas e Sociais, descobriu que aqueles que tiveram sexo semanalmente obtiveram maiores resultados de fluência verbal e testes visuais do que os que fizeram sexo com menos frequência. 

"As relações sexuais na vida adulta não são apenas importantes para o sexo em si, [elas] estão impactando em outros fatores, neste caso, a função cognitiva", disse o pesquisador principal, Dr. Hayley Wright, do centro da Universidade de Coventry para pesquisa em psicologia, comportamento e realização.

Uma das possíveis razões científicas para esta descoberta, acreditam os pesquisadores, é que, quanto mais sexo você faz, mais dopamina e oxitocina (homônimos ligados ao prazer e bem estar) seu cérebro produz. Além disso, mais sexo significa mais engajamento social, físico e social, o que protege os neurônios do cérebro (uma célula especializada que transmite os impulsos nervosos) à medida que envelhece.


Nathalia Marques