Endócrino x Nutricionista: qual a diferença e como eles ajudam a melhorar a alimentação Os dois especialistas ajudam a perder peso, mas você precisa saber qual é o mais indicado para o seu caso gplus
   

Endócrino x Nutricionista: qual a diferença e como eles ajudam a melhorar a alimentação

Os dois especialistas ajudam a perder peso, mas você precisa saber qual é o mais indicado para o seu caso

Confira Também

Cedo ou tarde chega o momento em que precisamos de um especialista para nos auxiliar com a nossa dieta. Seja pela saúde ou pela estética, vamos em busca de profissionais para nos ajudar a chegar no resultado que esperamos. Entretanto, quando chega a hora de mudar a alimentação, muitas pessoas se confundem na busca do médico: será que preciso de um nutricionista ou endocrinologista?

VEJA MAIS:

Muitos acham que um nutricionista e um endocrinologista são a mesma coisa e quando querem emagrecer procuram um dos dois esperando que o profissional passe uma dieta milagrosa. É aí que se enganam. Primeiro porque não existe dieta milagrosa e segundo porque nutricionista e endocrinologista são profissionais completamente distintos - mas que devem trabalhar juntos. 

"Se o paciente tem alguma patologia hormonal, há necessidade da intervenção medicamentosa para reiterar o equilíbrio fisiológico (endócrino) que, com a ação conjunta com a alimentação (nutricionista), a obtenção de resultados é garantida. Quando não há patologia, o essencial é a combinação da alimentação personalizada e a mudança dos hábitos de vida, atribuições exclusivas do nutricionista, que possui o conhecimento do alimento e suas combinações", explica Fúlvia Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

A especialista explica que o endocrinologista é o profissional graduado em Medicina com residência em Endocrinologia. "De uma maneira geral, dizemos que os endocrinologistas são responsáveis por cuidar das glândulas endócrinas (aquelas que secretam hormônios). Porém sabemos que nem toda doença tratada pelo endocrinologista tem como causa a disfunção hormonal, como por exemplo, a obesidade. Como todo médico, ele é autorizado a medicar e solicitar exames quando necessário", diz. "Já o nutricionista é um profissional que, entre suas atribuições profissionais, atua em atendimento clínico com um olhar amplo e detalhado do paciente e realiza suas intervenções através da alimentação e suplementos não medicamentosos", esclarece Fúlvia. 

COMO SABER SE DEVO PROCURAR UM PROFISSIONAL?

Para que se faça esta escolha é importante destacar que o que determina o profissional a ser consultado é a necessidade de cada um. O ideal, segunda a própria especialista, é que se faça uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, para que, então, seja definido qual dos profissionais, (endócrino ou nutricionista) se encaixa melhor naquilo que você precisa.