Ginecosmastia: saiba porque aparecem e como tratar os "seios masculinos" Descubra como as mamas masculinas, motivo de constrangimento para alguns homens, surgem e como tratar o problema de forma simples gplus
   

Ginecosmastia: saiba porque aparecem e como tratar os "seios masculinos"

Descubra como as mamas masculinas, motivo de constrangimento para alguns homens, surgem e como tratar o problema de forma simples

Confira Também

Se você já teve o azar de olhar para baixo e encontrar, em seu próprio corpo, um par de seios masculinos, deve saber o quanto a experiência pode ser constrangedora. Logo, você deixa de tirar a camiseta em público nos dias de muito calor ou evita usar a piscina e tenta, de todas as maneiras, esconder as protuberâncias que ficam mais evidentes na camiseta. O que você pode não saber, porém, é que esse problema tem nome: ginecomastia. E isso tem solução.

LEIA TAMBÉM

A ginecomastia nada mais é do que uma neoplasia. Ou seja, hipertrofia mamária, que pode ser tanto benigna quanto maligna. Ela se caracteriza principalmente pelo crescimento das mamas nos homens, o que costuma acontecer em períodos de alteração hormonal, como durante a adolescência. Quando isso acontece por causa do acúmulo de gordura, porém, recebe o nome de lipomastia ou pseudoginecomastia.

Para saber mais sobre a ginecomastia, incluindo o que pode causá-la, os principais sintomas que você deve reconhecer e quais os possíveis tratamentos, continue a ler:

AFINAL, O QUE CAUSA A GINECOMASTIA?

Grande parte dos casos de crescimento das mamas em homens acontece por causa de patologias, como desequilíbrios hormonais, ou seja, quando há redução do hormônio masculino (testosterona) e aumento do hormônio feminino (estrogênio). Isso costuma acontecer com recém-nascidos, por causa do contato com o estrogênio da mãe durante a gestação, mas logo desaparece.

A ginecosmastia pode voltar a aparecer nos homens durante a puberbade, e chega a atingir cerca de 65% dos jovens entre 14 e 15 anos de idade. Ao final dessa fase, porém, a ginecosmastia costuma desaparecer e diminui para 7% em jovens por volta dos 17 anos. Em adultos mais velhos, o problema pode estar relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.

Além disso, a ginecomastia também é muito observada nos indivíduos que fazem uso de esteroides anabolizantes e pessoas em situações de saúde como quimioterapia, doença hepática crônica, exposição ao estrogênio, insuficiência renal, falta de testosterona no organismo, tratamento hormonal para câncer de próstata, hipertireoidismo, tumores e câncer de mama.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA GINECOMASTIA?

A ginecomastia não costuma apresentar sintomas maiores além do crescimento das mamas, acompanhado de uma leve dor. Entre os principais sinais, estão o acúmulo de gordura na região, o crescimento fora do normal das mamas, sensibilidade e até mesmo coceira.

QUAIS SÃO AS VARIAÇÕES DA GINECOSMASTIA?

A ginecomastia costuma possuir três níveis: o primeiro, chamado Grau 1, caracteriza-se pelo aparecimento de um "botão", localizado ao redor da aréola, um tecido glandular de fácil remoção de não mais que 250g; já no Grau 2 a quantidade de tecido mamário é maior, varia entre 250 a 500 gramas e não está restrita apenas à região da aréola; por fim, no Grau 3, o problema já está bem aparente e as mamas são grandes (maiores que 500 gramas) e mais caídas.

QUE MÉDICO PROCURAR E COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?

Geralmente, os médicos mais indicados para fazer o diagnóstico correto de ginecomastia são o endocrinologista, o cirurgião plástico ou o mastologista. Para que isso seja possível, o profissional em questão irá precisar de um histórico do paciente de crescimento das mamas, fazer um exame físico que consiste em ficar deitado de costas enquanto o médico apalpa as mamas e as examina em busca de um tecido firme e concêntrico ao redor do mamilo, além de possíveis exames de dosagem hormonal para determinar se há alguma alteração.

COMO TRATAR A GINECOMASTIA? EXISTE REMÉDIO?

Em casos de ginecomastia puberal e ginecomastia espontânea, é comum esperar que a doença regrida naturalmente ou com o uso de medicamentos hormonais para normalizar o desequilíbrio entre a testosterona e o estrogênio. Já no restante dos casos, em que ginecomastia não é temporária, é possível fazer uma intervenção cirúrgica para reduzir o tamanho da mama que pode consistir em três procedimentos, dependendo da causa do problema: lipoaspiração, remoção cirúrgica da glândula mamária ou mamoplastia redutora, utilizada geralmente  para casos mais severos.

COMO EU POSSO PREVENIR A GINECOMASTIA?

A melhor maneira de evitar ter uma ginecomastia no futuro, principalmente se você costuma frequentar a academia e está preocupado em ter um corpo sarado, é justamente não utilizar hormônios esteroides. O uso de drogas, como a maconha, por exemplo, também está relacionado ao surgimento da doença, então o recomendado é interromper o consumo das substâncias. Praticar exercícios físicos regularmente e alimentar-se corretamente é uma maneira de impedir uma possível lipomastia, mas caso você comece a sentir quaisquer sintomas de ginecomastia, consulte um médico o quanto antes e faça os exames.

 


Luis Carvalho