Fimose: o que é e como tratar? Especialista esclarece as principais dúvidas sobre fimose em homens adultos. Confira gplus
   

Fimose: o que é e como tratar?

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre fimose em homens adultos. Confira

Confira Também

Muitos homens já devem ter ouvido falar de fimose ou até mesmo já teve em algum momento da sua vida. Esta incômoda condição nada mais é do que a dificuldade de expor totalmente a glande (cabeça) do pênis no estado de ereção ou flacidez devido ao estreitamento na abertura da pele do prepúcio.

VEJA MAIS:

Ao contrário do que muita gente pensa, o homem adulto pode, sim, ter fimose, seja porque o problema não foi corrigido na infância – onde é mais comum –, ou por conta de alguma doença que levam ao fechamento gradual do prepúcio. “As causas podem ser fisiológica (na infância) ou secundária (na infância e na vida adulta). A fisiológica é causada por aderências naturais entre a glande e o prepúcio e a um anel cutâneo reduzido, ambos inatos. Com o desenvolvimento da criança há o alargamento do prepúcio e o descolamento natural das aderências. Por isso, a maioria dos casos de fimose fisiológica se resolve até os 4 ou 5 anos de idade. Já a fimose secundária ocorre por causa de inflamações e infecções locais que geram um tecido cicatricial no prepúcio, tornando-o inelástico e estreito”, explica o Dr. Victor Srougi, urologista do Hospital Moriah.

As principais doenças causadoras da fimose são o diabete e as infecções repetidas da pele do pênis, sendo que os principais sintomas são a incapacidade de exposição da glande e, em casos graves, infecções urinárias e dor durante as relações sexuais. “Quando a fimose é intensa o homem pode sentir desconforto também durante o sexo. A interferência mais relevante decorre do fato de ocorrer o aumento da espessura da camada exterior à pele da glande, que diminui levemente a sensibilidade local”, explica Srougi.

A fimose fisiológica é efetivamente tratada com cremes que ajudam a desfazer as aderências conjuntamente com exercícios prepuciais delicados. Já, em casos de fimose fisiológica intensa ou secundária, é indicado a retirada do prepúcio que pode ser realizada com cirurgia (postectomia) ou com plugues de plástico.

“O tratamento da fimose no adulto é cirúrgico e deve ser realizado sempre por um cirurgião especializado em urologia. A cirurgia consiste na retirada do excesso de pele, onde a extensão da pele a ser retirada deve ser bastante exata, pois a retirada de uma pequena extensão pode provocar a persistência da fimose, enquanto que a retirada excessiva pode levar a escassez de pele durante a ereção, provocando dores e problemas sexuais”, afirma o médico. Na necessite mesmo da cirurgia de fimose a recuperação dura de 10 a 30 dias, dependendo da reação de cada um.

Ainda de acordo com ele, as principais complicações cirúrgicas que podem ocorrer são hematoma e infeção da ferida, mas, ambas podem ser evitadas com um controle minucioso do sangramento pelo cirurgião e com cuidados locais com o curativo, respectivamente. 

“Recomenda-se que todos os adultos com fimose sejam operados. Além da fimose aumentar o risco de doenças sexualmente transmissíveis, aumenta o risco do desenvolvimento do câncer de pênis”, orienta o médico.

Por fim, como em crianças é um caso inevitável, a única saída que resta para os adultos não terem que passar por um momento constrangedor, mas necessário, com o urologista é a prevenção: a higiene local, bem como visitas constantes a um médico especialista, é a melhor maneira de prevenir a condição e evitar as postites (infecção ou inflamação do prepúcio) que levam a um estreitamento desse local, entre outras complicações.


Nathalia Marques