8 alimentos que substituem o Whey Protein Quer substituir o Whey por outra fonte de proteína? Conheça os alimentos que podem fazer isso e muito mais por você e sua dieta gplus
   

8 alimentos que substituem o Whey Protein

Quer substituir o Whey por outra fonte de proteína? Conheça os alimentos que podem fazer isso e muito mais por você e sua dieta

Confira Também

Sabe-se que os exercícios físicos, especialmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia dos músculos e favorecer o processo de ganho de massa. Por esta razão, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo, uma vez que pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade de proteínas. Para ajudar a sanar essa necessidade, o Whey Protein vem conquistando cada vez mais aqueles que praticam atividades físicas com frequência, seja para ganhar massa muscular, manter a boa forma ou até mesmo para emagrecer. 

O mercado de suplementos está recheado de produtos para suprir esta carência, sendo que o Whey Protein é o principal deles. No entanto, existem diferentes tipos e usos, e, por isso, o suplemento pode não ser útil para todas as pessoas que querem dar um “up” na dieta e nos treinos.

Sendo assim, uma das perguntas mais comuns por quem ainda resiste ao Whey é se pode substituí-lo por um alimento que proporcione uma quantidade igual ou semelhante de proteína e, portanto, os mesmos benefícios. “O Whey, ou alimentos com grandes fontes de proteína, fornece aminoácidos que são os precursores da proteína, sendo assim, fazem parte da composição da fibra muscular e recuperam a musculatura exigida no pós treino”, explica, Fúlvia Gomes, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

A procura por outra alternativa proteica pode ser por diversas razões, entre elas alergia a alguma composição do suplemento, razões econômicas, enjoados do sabor ou simplesmente por preferir alimentos fontes de proteínas. A maioria desses suplementos são derivados ou extraídos de alimentos, a proteína Whey, por exemplo, é um subproduto da produção do queijo e está presente no leite, constituindo cerca de 20% da proteína total do leite, sendo que os restantes 80% são constituídos pela caseína.

“Um scoop de Whey tem, em média, 20 gramas de proteína, para substituir essa quantidade seria necessário 110 gramas de peito de frango, 100 gramas de file mignon ou 120 gramas de peixe linguado”, lembra Fúlvia.

Mas não é só o frango, filé ou até a famosa batata doce que podem substituir os benefícios do Whey. Outros alimentos, ainda mais ricos em proteínas, podem servir de alternativa para veganos ou pessoas que simplesmente querem garantir sua dose de proteína de forma natural, através da comida. A maioria deles pode substituir com louvor uma dose diária do produto, já que contêm em cerca de 100 gramas a média de proteínas oferecidas pelo suplemento. Saiba quais são esses alimentos: 

#1 – SOJA EM GRÃOS
Este alimento é o campeão dentre os alimentos que podem substituir o Whey. Cerca de 100 gramas da soja em grãos fornece 36 gramas de proteína, uma quantidade maior do que muitas marcas prometem. Além de super proteico, o alimento é versátil, podendo ser ingerido através de saladas, carnes ou aperitivos para levar ao trabalho. 

#2 – FILÉ MIGNON
Dentre todas as carnes vermelhas, esta é a que mais contém proteínas. Apesar de mais cara, ela consegue fornecer ao corpo cerca de 35 gramas do nutriente por cada 100 gramas de porção. É claro que para se beneficiar das propriedades, é preciso consumi-lo grelhado, ou seja, sem óleo. 

#3 – FRANGO
É claro que o frango não poderia faltar nessa lista, uma vez que ele faz parte da famosa marmita dos marombeiros. No entanto, para usufruir dos seus nutrientes, é preciso ingeri-lo assado, em vez de grelhado, e sem pele. Além disso, a parte considerada mais proteica do alimento é o peito, que carrega cerca de 33 gramas de proteína por porção. 

#4 – LEITE EM PÓ DESNATADO
O leite em pó desnatado tem cerca de 33 gramas para cada 100 gramas de porção. Além de fornecer mais nutrientes ao nosso corpo, ele também evita o ganho de peso. Para consumi-lo e obter a proteína presente, basta adicionar a um copo de água cerca de quatro colheres diárias, sempre duas antes do treino e outras duas depois.

#5 – SARDINHA
Como outros na família dos peixes, a sardinha também é considerada um alimento proteico e ideal para substituir o Whey. Em sua versão assada – a única forma de ingestão recomendada por nutricionistas – ela fornece cerca de 32 gramas de proteína para cada 100 gramas de porção – é claro que estamos falando das frescas e não das enlatadas, ok?.

#6 – FÍGADO BOVINO
Apesar de muita gente não ser fã de fígado bovino, ele é mesmo um alimento essencial para substituir o Whey na dieta. Em sua forma grelhada, ele é capaz de trazer 30 gramas de proteína por porção. Além disso, ele é super fácil e rápido de preparar – além de ser uma carne barata.

#7 – FILÉ DE MERLUZA
A merluza, em sua versão assada, fornece ao corpo cerca de 27 gramas de proteína por cada porção. Além de ser um alimento fácil de ser encontrado, também não tem segredo para prepará-lo. Basta temperar a gosto e assá-lo com laranjas e pimentões, por exemplo.

#8 – BACALHAU
O alimento, em sua forma cozida, é ideal para substituir o Whey Protein, uma vez que possui cerca de 24 gramas de proteína para cada porção. Opte por cozinhá-lo com legumes variados, ovos ou mesmos batatas doces para dar mais sabor ao seu prato.


Nathalia Marques