Pelo encravado na barba: como evitar? Conhecido como foliculite, os pelos encravados na barba são um verdadeiro problema para os homens gplus
   

Pelo encravado na barba: como evitar?

Conhecido como foliculite, os pelos encravados na barba são um verdadeiro problema para os homens

Confira Também

Pelo encravado é uma desgraça na vida dos homens. Só aqueles que sofrem com esse problema sabem como é conviver com as indesejáveis bolinhas de pus, que, muitas vezes, infeccionam causando lesões na pele. Geralmente, a área do corpo mais afetada é a região da barba, incluindo o pescoço, transformando o raspar da lâmina de barbear em um martírio diário. Mas quem costuma se depilar sabe que ou problema pode aparecer em outras partes do corpo. 

O encravamento dos pelos, também conhecido como foliculite, acontece quando o folículo piloso, que consiste na raiz do pelo, inflama, dificultando o nascimento do pelo na pele. A causa do processo inflamatório costuma ser uma infecção ocasionada pela bactéria da pele chamada de Staphylococcus Aureus. Há casos também que a foliculite se desenvolve através de fungos e vírus, mas não é o mais comum de se acontecer.

Esse problema “comum” costuma surgir em qualquer idade, em pessoas que possuem maus hábitos ao fazer a barba, ou tem o rosto oleoso e não tem o costume de lavar e controlar e oleosidade da pele. O tipo de pelo do homem também é um fator determinante. Os negros e mulatos, por exemplo, possuem a barba mais grossa e pelos encaracolados, que nascem fazendo uma curva no estilo dos redemoinhos capilares, e tem a tendência de encravar com mais facilidade. Têm aqueles também que já possuem a tendência ao encravamento de pelos, dificultando o nascimento natural dos fios.

São inúmeros os tratamentos com dermatologistas para evitar a foliculite, além do uso diário de sabonetes anti-sépticos e cremes especiais. No entanto, também existem algumas atitudes simples no dia a dia que podem ser feitas em casa para tentar prevenir e tratar os pelos encravados. Veja abaixo:

#1 – NA HORA DE BARBEAR...
Uma boa dica aos barbudos é deixar para se barbear no banho ou logo após o banho, com água morna. A água do banho junto com o vapor, ajudam a abrir os poros do rosto e amolecer os fios da barba. Outra dica ao se barbear, é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos e evitar passá-la várias vezes no mesmo lugar. Uma boa espuma de barbear para amolecer o pelo e um sabonete antisséptico para evitar infecções após o barbear também são recomendados.

#2 – LAVE O ROSTO DUAS VEZES AO DIA
Outra grande dica é criar o costume de lavar o rosto ao menos duas vezes por dia. Neste momento, fazer uso de sabonetes faciais ajudam muito no controle da oleosidade e no "secamento" dos folículos, o que auxilia na hora de eliminar o pelo encravado. Procure sabonetes específicos para acne e foliculite, que contenham ácido salicílico, um agente anti-inflamatório e secativo indicado por dermatologistas.

#3 – USE UM ESFOLIANTE
Em casos onde o simples pelo encravado já infeccionou e elevou o nível da foliculite em seu rosto, o aconselhável é a esfoliação de pele. Os produtos esfoliantes são uma boa ferramenta no combate as irritações do rosto, como dermatites, acnes e alergias. O objetivo da esfoliação é nada mais que "deixar a sua pele mais fina", com massagens e produtos específicos. Inclusive é recomendado a esfoliação antes de se barbear, com algum gel próprio para o pré-barba.

#4 – HIDRATE ANTES E DEPOIS
Manter a pele bem hidratada ajuda na saída dos pelos, além de diminuir irritações e coceiras. Por isso, antes de barbear e logo após finalizar, lembre-se de passar o creme na pele e região que costuma ficar irritada.

#5 – DEPILAÇÃO X PELO ENCRAVADO
O tipo de depilação ou barbear também influencia no nascimento dos pelos encravados. A depilação com cera, por exemplo, pode intensificar este processo inflamatório e provocar alteração dentro do folículo piloso; O creme depilatório pode ser uma boa opção para quem se adapta bem. Já na famosa depilação por laser ou luz pulsada (já falamos sobre ela por aqui) ajuda muito na resolução deste problema, uma vez que o laser destrói o folículo piloso e evita crescimento do pelo.


Nathalia Marques