Homens altos tendem a ter câncer de próstata mais agressivo, segundo estudo Melhor se cuidar: segundo pesquisa, altura e peso podem influenciar no estágio e grau como o câncer de próstata se manifesta gplus
   

Homens altos tendem a ter câncer de próstata mais agressivo, segundo estudo

Melhor se cuidar: segundo pesquisa, altura e peso podem influenciar no estágio e grau como o câncer de próstata se manifesta

Confira Também

Assunto sério, o câncer de próstata é uma dos doenças mais temidas que acomete os homens a partir dos 40 anos. Enquanto já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura ajuda a diminuir o risco de câncer, um novo estudo trouxe uma nova informação crucial para e prevenção da doença. Segundo a Universidade de Oxford, homens que são altos têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata agressivo, assim como os homens que estão acima do peso. As informações foram publicadas pelo portal britânico “Huffington Post”.

VEJA TAMBÉM

O estudo indicou que a cada 10 cm de altura adicional, o risco da doença se manifestar em alto grau e do homem morrer devido ao câncer de próstata aumenta 21% e 17%, respectivamente. Também foi descoberto pelos pesquisadores envolvidos que os homens com alto índice de massa corporal (IMC) ou que possuam circunferência de cintura grande também correm perigo. A cada 10 cm de aumento na circunferência, o risco de morte pela doença é elevado em 18%, enquanto o risco de câncer de alto grau aumenta em 13%.

Como explica Aurora Perez-Cornago, médica e principal autora do estudo, “a descoberta do alto risco em homens mais altos pode fornecer informações sobre os mecanismos subjacentes ao desenvolvimento do câncer de próstata, por exemplo, relacionados à nutrição e ao crescimento precoce”. Além disso, o estudo ainda constatou que manter o peso corporal saudável é uma forma de reduzir os riscos de desenvolver a doença, pois "a relação com a obesidade pode estar nas alterações nos níveis hormonais em homens obesos, o que, por sua vez, pode aumentar o risco desse câncer de forma agressiva”.

Segundo o grupo de pesquisadores, o estudo - o primeiro a fazer a relação entre altura e peso com estágio e grau de tumores - é essencial para entender quais fatores levam ao desenvolvimento de um câncer de próstata agressivo. A partir de estudos como esse, será possível pensar em métodos de prevenção que permitam evitar a ocorrência da doença em uma quantidade maior de homens.


Luis Carvalho