Rosto lisinho: tudo o que você precisa saber sobre depilação a laser na barba O tratamente é uma opção para quem quer se livrar de vez dos pelos faciais gplus
   

Rosto lisinho: tudo o que você precisa saber sobre depilação a laser na barba

O tratamente é uma opção para quem quer se livrar de vez dos pelos faciais

Confira Também

Foi-se o tempo em que depilação era um ritual estritamente feminino. Hoje, vários salões e clínicas vêm se especializando em realizar a depilação masculina, direcionado aos homens que cada vez mais se preocupam com questões estéticas e querem eliminar de vez os pelos incômodos, principalmente os do rosto. 

É por isso que, nos últimos anos, os homens têm procurado uma forma de remover definitivamente os pelos da barba através da famosa (e temida) depilação a laser, que têm justamente esta função. “Para muitos homens fazer a barba todos os dias é um martírio. Além de dolorido, muitos se machucam quando a fazem e necessitam de um verdadeiro ritual para estar com ela em dia. Outros ficam com a pele muito avermelhada e sensível após fazê-la, sem contar os que sofrem com os pelos encravados”, explica Julio Bergmann, médico e dono da clínica de estética Bergmann. “Após o tratamento com o laser, a pele fica mais lisa e macia e, quando sobram alguns pelos, é muito simples fazer a barba e estar com a apresentação em dia”.

De acordo com Bergmann, a região que os homens mais procuram para fazer a depilação é, sem dúvidas, na barba. Mas, também é muito comum a fazerem no tórax, abdômen, costas e ombros. “A cada ano ocorre um aumento significativo de homens fazendo a depilação a laser. Isto porque cada vez mais eles tomam conhecimento sobre o procedimento”, afirma.

O resultado do laser não acontece em apenas uma sessão. Cada sessão é uma parte do tratamento e deve haver intervalos bem definidos entre elas para que os pelos sejam removidos e o resultado seja o esperado. 

O procedimento na barba, segundo o médico, demora cerca de 30 minutos, sendo que o pelo deve estar raspado no dia do tratamento, e não pode ter sido arrancado pela raiz nos últimos 21 dias. “O tratamento é dolorido. A aplicação de creme anestésico 1 hora antes alivia muito a sensação de dor. Para pacientes mais sensíveis também é possível fazer bloqueio anestésico na região de bigode e queixo, que são as regiões mais doloridas”, comenta Bergmann. Mesmo sentindo dor, o médico ainda afirma que o benefício é tão grande que todos pacientes tem convicção de que o tratamento vale à pena.

É possível realizar o tratamento de forma completa ou parcial, sendo esta última a opção de muitos homens que gostam de manter a barba bem desenhada. 

Segundo Bergmann, usando o laser adequado, a cada sessão ocorre uma redução de 10 a 15% dos pelos existentes. Em 10 sessões a redução média é de 70 a 90% dos pelos pretos. “Esta redução de quantidade de pelos já resolve completamente a situação de pelos encravados”, afirma o especialista. “Alguns pacientes querem ficar sem pelos e, às vezes, são necessárias mais algumas sessões. Nós não gostamos de usar o termo definitivo, pois a maioria dos pacientes consegue produzir cerca de 20% de pelos novos em 2 anos até os 35 anos de idade. Portanto, alguns pacientes irão fazer alguma sessão de manutenção após, em média, 2 anos do tratamento, mas nunca mais irão ter a quantidade de pelos que já tiveram um dia”. 

Existem três tipos de laser para remover os pelos da barba: o Photoderm (LID), o Epilaser (Laser de Rubi) e o Light Sheer (Laser Diodo), sendo que a semelhança entre todos eles é que você deve evitar ao máximo a exposição ao sol durante o tratamento e sempre aplicar protetor solar no rosto ao longo do mesmo. 

Em muitos aspectos o preço deste tratamento pode variar de clínica para clínica, e até de pele para pele, mas, segundo Bergmann, o preço de uma sessão de depilação a laser na barba pode variar de R$ 280,00 a R$500,00, de acordo com a região do país.

É sempre bom deixar bem claro, também, que antes de tomar qualquer iniciativa você precisa consultar um dermatologista. Isto porque o tipo de laser usado no seu tratamento pode variar pelo tom de pele e tipo de pelo. 


Nathalia Marques